Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rochas lunares

Análise de rochas lunares detecta presença de hidrogênio

Presença do elemento químico em rochas trazidas à Terra na época das missões Apollo pode mudar o futuro da exploração lunar

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 27/11/2023, às 09h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das rochas lunares analisadas pelos pesquisadores - Divulgação/NASA
Uma das rochas lunares analisadas pelos pesquisadores - Divulgação/NASA

Uma recente análise das rochas lunares trazidas de volta à Terra durante as missões Apollo revelou a presença de hidrogênio. Essa descoberta sugere que futuros astronautas poderiam eventualmente utilizar a água disponível na Lua para suporte de vida e como combustível para foguetes.

Os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA (NRL), aos quais a NASA forneceu as amostras lunares para um estudo de pesquisa, anunciaram na semana passada que identificaram hidrogênio na amostra de solo lunar 79221.

Segundo o portal Live Science, os especialistas acreditam que o hidrogênio detectado tenha sido gerado por chuvas incessantes de vento solar e até mesmo impactos de cometas na Lua.

A principal autora do estudo, Katherine Burgess, geóloga do NRL, comentou em um comunicado: "O hidrogênio tem o potencial de ser um recurso que pode ser utilizado diretamente na superfície lunar quando houver instalações mais regulares ou permanentes lá. Localizar recursos e compreender como coletá-los antes de chegarmos à Lua será incrivelmente valioso para a exploração espacial."

Redução de custos

Segundo uma estimativa da NASA, lançar uma garrafa de água à Lua custaria milhares de dólares. Portanto, para reduzir custos, o gelo na Lua poderia ser usado como água para astronautas e até decomposto em seus componentes (hidrogênio e oxigênio) para ser utilizado como combustível de foguete em viagens entre a Lua e a Terra, e possivelmente até mesmo em missões a Marte no futuro.

Em 2020, dados do telescópio infravermelho voador SOFIA revelaram que a água na Lua pode estar distribuída como gelo em toda a sua superfície.

De acordo com a fonte, as novas descobertas foram comunicadas em um artigo na revista Communications Earth & Environment em 15 de novembro.