Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ataque armado

Ao menos 12 pessoas morrem durante ataque armado em festa no México

O ataque violento ocorreu na madrugada do último domingo, 17, na cidade de Salvatierra, no estado mexicano de Guanajuato

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 18/12/2023, às 07h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Turma de jovens que estava presente na festa - Divulgação/Facebook
Turma de jovens que estava presente na festa - Divulgação/Facebook

Um ataque armado durante uma festa na madrugada do último domingo no município de Salvatierra, estado mexicano de Guanajuato, resultou na morte de doze pessoas, conforme anunciado pelas autoridades locais.

O Ministério Público (MP) de Guanajuato divulgou que, até o momento, foram registradas 12 vítimas fatais, além de que cerca de uma dezena de feridos foi encaminhada para hospitais.

De acordo com relatos da imprensa local, o massacre ocorreu em um local alugado para a festa, situado em uma estrada no município de Salvatierra.

Uma testemunha, que optou por não se identificar, relatou à AFP que seis homens chegaram ao local e circularam entre a centena de jovens presentes no evento. Ao serem questionados sobre suas identidades, iniciaram os disparos. A testemunha esclareceu que se tratava de uma festa pré-natalina envolvendo jovens da região.

Diante dos tiros, os convidados tentaram deixar o local, resultando em alguns sendo atingidos na saída.

Quem eram as vítimas

A fundação Terra Negra, dedicada a projetos sociais na região, informou que as vítimas eram jovens participantes das "posadas", celebrações que antecedem o Natal.

Vale ressaltar que em 2020 foram descobertas valas comuns contendo cerca de meia centena de corpos em Salvatierra, uma cidade com aproximadamente 90 mil habitantes.

O prefeito, Germán Cervantes, condenou a violência ocorrida na manhã desta comunidade de San José del Carmen, declarando total disposição e coordenação com o Ministério Público por meio de uma publicação no Facebook.