Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Apollo 11: em depoimento perdido, Michael Collins diz que não se lembra de ter visto estrelas

O relato do astronauta ocorreu semanas depois da missão histórica da NASA, que levou Neil Armstrong a pisar na Lua, no entanto, existe uma explicação científica

Vanessa Centamori Publicado em 16/04/2020, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coletiva de imprensa com os astronautas da missão Apollo 11, da NASA - Divulgação
Coletiva de imprensa com os astronautas da missão Apollo 11, da NASA - Divulgação

Embora tenha participado da Apollo 11, Michael Collins nunca ouviu ao vivo a emblemática frase de Neil Armstrong: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”. Isso porque o astronauta não pisou na Lua, mas permaneceu no módulo de comando Columbia, onde não teve acesso a nenhum tipo de transmissão . 

Agora, mais de 50 anos após a conquista que levou a humanidade a pisar pela primeira vez em nosso Satélite Natural, um vídeo da Apollo 11 revela depoimento inédito que Michael Collins deu durante coletiva de imprensa. 

O evento ocorreu algumas semanas após o dia 21 de julho de 1969 (quando Armstrong e Buzz Aldrin deixaram suas pegadas na Lua). Segundo noticiou o site britânico Express, Michael Collins relatou na coletiva que não se lembrava de ter visto estrelas a partir do módulo de comando. 

Milhael Collins, durante treinamento no módulo de comando / Crédito: NASA 

O mesmo ocorreu com Armstrong, que disse: "Nós nunca fomos capazes de ver estrelas da superfície lunar, ou no lado iluminado da Lua sem olhar por meio de instrumentos ópticos". 

"Eu não me recordo, durante aquele período que estávamos fotografando, quais estrelas podíamos ver", disse Collins. "Não me lembro de ver nenhuma".

A afirmação dos astronautas pode causar confusão e iludir os defensores de teorias conspiratórias. Muitos que duvidam da chegada do homem na Lua dizem que as fotos eram forjadas, pois justamente não havia estrelas nas imagens. No entanto, é preciso ter muito cuidado com essa informação. 

Acontece que isso tem uma explicação científica. A ausência de estrelas em fotos ocorre pois a luz que chega do Sol até o espaço é tão brilhante quando aquela luz solar que alcança a Terra durante o meio dia. Então, assim como não conseguimos registrar estrelas aqui durante esse horário, o mesmo ocorre na Lua. 

Além disso, os desembarques dos astronautas na Lua ocorreram durante o dia lunar, quando as estrelas são ofuscadas pela luz do Sol que se reflete na superfície do satélite. Assim, a luz fraca emitida pelas estrelas não oferece exposição suficiente para ser captada pelas câmeras. Não é a toa que estrelas raramente são vistas a partir de ônibus e estações espaciais.