Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Após comentários polêmicos, Arthur do Val afirma que sairá do MBL

O afastamento do Movimento Brasil Livre foi justificado por causa própria e prioriza reatar seu relacionamento

Wallacy Ferrari Publicado em 08/03/2022, às 10h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arthur em retrato fotográfico - Divulgação / Redes sociais
Arthur em retrato fotográfico - Divulgação / Redes sociais

O deputado estadual Arthur do Val(Podemos-SP) revelou que estará afastado das atividades políticas do MBL (Movimento Brasil Livre) por tempo indeterminado para arcar sozinho com as consequências dos comentários sexistas vazados em áudio através do aplicativo WhatsApp, onde ele comenta que as mulheres ucranianas são “fáceis por serem pobres”.

Na ocasião, o parlamentar estava viajando ao país recém-invadido e chegou a postar fotos confeccionando coquetéis molotov, segundo ele, para auxiliar a população local contra a intervenção militar do exército russo.

Contudo, o áudio vazado revela um tom aproveitador ao abordar mulheres vítimas da guerra, ainda falando que sua conta do Instagram, com milhões de seguidores, chamava a atenção delas e que, com tal padrão de beleza local, seria escarnecido por mulheres semelhante no Brasil.

Decidi me afastar do MBL porque o erro é meu e de mais ninguém. A responsabilidade do erro é minha e só minha, isso não tem nada a ver com nenhum outro membro do MBL, foi um áudio que eu mandei para um grupo e amigos meus e a responsabilidade é 100% minha, eu não tenho o direito de afetar a vida e a carreira de ninguém", afirmou ele ao portal G1.

Arthur também comentou sobre a abertura de processo de expulsão por seu partido, mas afirmou que está "tão preocupado com recuperar a namorada" que sequer deu atenção para as representação, acrescentando que a cassação não deve jogar um mandato no lixo e pode abrir precedentes perigosos.