Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ameba comedora de cérebros

Após nadar em lago, homem é morto por 'ameba comedora de cérebros'

Morte foi confirmada pelo Departamento de Saúde Pública da Geórgia

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 01/08/2023, às 07h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ameba Naegleria fowleri, conhecida como 'comedora de cérebros' - Divulgação / Centers for Disease Control and Prevention
Ameba Naegleria fowleri, conhecida como 'comedora de cérebros' - Divulgação / Centers for Disease Control and Prevention

Um homem morreu na Geórgia, nos Estados Unidos, após ter sido infectado pela ameba Naegleria fowleri, conhecida como "comedora de cérebros". Como destacou o Departamento de Saúde Pública da Geórgia, a infecção provavelmente ocorreu enquanto o indivíduo nadava em um lago ou lagoa de água doce.

"Um morador da Geórgia morreu de infecção por Naegleria fowleri, uma infecção rara que destrói o tecido cerebral, causando inchaço cerebral e geralmente a morte", disse o órgão, segundo o portal de notícias UOL.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a infecção pela Naegleria fowleri é extremamente rara, mas também é letal na maioria dos casos.

Estatísticas apontam que apenas quatro em cada 154 pessoas nos Estados Unidos sobreviveram a uma infecção por essa ameba.

Como explica a fonte, os primeiros sintomas da infecção ocorrem sete dias após o primeiro contato com o protozoário, sendo que podem ocorrer dores de cabeça, febre, náusea, vômito, convulsões e alteração sensorial. O quadro dos pacientes com a infecção pode evoluir, em questão de uma semana, para coma e morte, se não houver tratamento.