Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Após polêmicas, The New York Times desmente suposta capa pró-Bolsonaro

Com manchetes chamativas, o falso jornal chamou atenção ao trazer a fotografia de um protesto e alguns erros de gramática

Pamela Malva Publicado em 05/05/2021, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A polêmica capa que circulou nas redes sociais - Divulgação
A polêmica capa que circulou nas redes sociais - Divulgação

Nas últimas semanas, uma suposta capa do jornal The New York Times tem gerado polêmicas por trazer falsas manchetes citando o presidente Jair Bolsonaro. Bastante disseminada nas redes sociais, ela foi desmentida pelo próprio veículo note-americano.

Entre colunas de texto pouco legíveis, a imagem principal da capa é de um protesto pró-Bolsonaro, acompanhada pelo título “Brasil wants to be free" (ou "O Brasil quer ser livre", em tradução literal). Em seguida, as frases “Bolsonaro forever" ("Bolsonaro para sempre") e “Brazil from Bolsonaro” (“Brasil de Bolsonaro”) chamam atenção.

O problema é que diversos detalhes da imagem indicam que a capa é falsa, como a palavra “wants”, que, na montagem, foi escrita erroneamente com um “h” no meio (“whants”). Isso sem contar a data da suposta publicação: uma segunda-feira, dia 04 de abril — configuração que aconteceu pela última vez em 2016, segundo o UOL.

O The New York Times, então, desmentiu a capa através de sua assessoria. “Estamos cientes de que uma versão manipulada da primeira página do New York Times circula na internet com matérias falsas e uma imagem de manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro. O New York Times não publicou essa capa", afirmou o jornal.

Antes do posicionamento do veículo norte-americano, no entanto, serviços de checagem de informação brasileiros já haviam analisado cada detalhe da imagem. Foi assim que o Estadão Verifica e a Agência Lupa, por exemplo, verificaram que a capa era falsa.