Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Música

Após quase 250 anos, música ‘escondida’ em pintura será tocada na Itália

A pintura estava na Igreja de San Giusto, em Lucca, há muito tempo, mas só agora pesquisadores realizaram a descoberta

Redação Publicado em 20/11/2023, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Obra 'Concerto de Putte' (1776-77), de Jacopo Guarana - Reprodução / Marica S.Tacconi, CC BY-SA
Obra 'Concerto de Putte' (1776-77), de Jacopo Guarana - Reprodução / Marica S.Tacconi, CC BY-SA

Uma descoberta fascinante na cidade italiana de Lucca está prestes a trazer à vida uma trilha sonora perdida há quase 250 anos. Um afresco (um tipo de pintura), que há muito tempo adornava uma igreja local, revelou segredos musicais escondidos, graças ao trabalho dedicado de pesquisadores e músicos.

O afresco em questão, situado na Igreja de San Giusto, remonta ao século 18 e apresenta uma cena celestial, intitulado ‘Concerto de Putte’ (1776 – 77), de Jacopo Guarana. No entanto, uma análise mais aprofundada revelou partituras musicais escondidas nos detalhes da obra de arte. Especialistas acreditam que essas partituras são uma composição única, que permaneceu silenciosa e desconhecida por mais de dois séculos.

A descoberta intrigante levou a um esforço colaborativo entre historiadores da arte, musicólogos e músicos para decifrar e recriar a melodia. Com a ajuda da tecnologia moderna e especialistas em música antiga, a partitura esquecida ganhará vida em uma apresentação única.

Partitura recriada através de tecnologia - Crédito: Marica S. Tacconi, CC BY-SA

O compositor contemporâneo Alessandro Quarta lidera o projeto de trazer essa música esquecida de volta à vida. Quarta, junto com uma orquestra de músicos habilidosos, trabalha arduamente para interpretar e apresentar a composição ao público moderno. A apresentação está agendada para o próximo dia 2 de dezembro, em Veneza, pelo grupo Venice Music Project proporcionando uma experiência única que conectará os espectadores ao passado musical de Lucca.

Peça histórica

A trilha sonora escondida está sendo considerada uma peça importante na rica tapeçaria da história musical da região. Esse renascimento musical não apenas oferece uma visão cativante da cultura da época, mas também destaca a interseção única entre arte visual e música. A descoberta ressalta como a tecnologia moderna pode ser aliada à história para desvendar segredos há muito esquecidos.

A Igreja de San Giusto, que abriga essa joia musical, está agora atraindo a atenção de amantes da música, historiadores e turistas curiosos. O local, antes conhecido principalmente por seu valor histórico e arquitetônico, agora se torna um destino ainda mais notável por sua contribuição única para a história da música clássica, segundo a Galileu.