Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Após quase 30 anos, Ferrari roubada de piloto de Fórmula 1 é localizada

Em abril de 1995, os veículos dos pilotos da equipe italiana, Gerhard Berger e Jean Alesi, foram roubados e permaneceram desaparecidos por décadas

Redação Publicado em 04/03/2024, às 17h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da Ferrari vermelha de Gerhard Berger, encontrada 30 anos após sumiço - Divulgação/Polícia Metropolitana de Londres
Imagem da Ferrari vermelha de Gerhard Berger, encontrada 30 anos após sumiço - Divulgação/Polícia Metropolitana de Londres

Nesta segunda-feira, 4, a polícia britânica anunciou a localização de uma Ferrari Testarossa F512 M, que havia sido roubada do ex-piloto austríaco, Gerhard Berger, durante o Grande Prêmio de San Marino em 1995. 

Quase trinta anos atrás, em abril de 1995, os carros de luxo de Berger e de seu então companheiro de equipe, Jean Alesi, foram roubados na cidade italiana de Ímola, onde acontecia o GP. 

Desde então, o paradeiro da Ferrari de cor vermelha, que tem um valor estimado de 350 mil libras (R$ 2,1 milhões), permaneceu um mistério, conforme repercutido pelo G1. Porém, em janeiro deste ano, a fabricante italiana entrou em contato com a polícia de Londres, após ser notificada que uma Ferrari vendida em 2023 era, na verdade, um carro roubado.

Pesquisadores britânicos de uma equipe especializada em roubo de veículos tentaram mapear o trajeto percorrido pelo automóvel desde o momento do roubo. O veículo entrou no Reino Unido no final do ano passado e foi adquirido por um americano recentemente.

Imagem do carro roubado de Berger, uma Ferrari modelo F512M - Divulgação/Polícia Metropolitana de Londres

Caso encerrado

Após colaborar com os investigadores e concessionárias de automóveis do exterior, a polícia britânica determinou que se tratava do carro roubado de Gerhard Berger há quase três décadas, enviado ao Japão pouco tempo depois. 

A Ferrari vermelha se encontrava em solo britânico, quando a polícia impediu seu envio aos Estados Unidos. Somente no ano de 2023, os investigadores dessa unidade especializada resgataram 418 automóveis, que juntos somam 31 milhões de libras, algo em torno de 194 milhões de reais. 

Gerhard Berger, hoje com 64 anos, atuou como piloto de Fórmula 1 ao longo de 14 temporadas, entre 1984 e 1997. O austríaco chegou a disputar 210 Grandes Prêmios, com 10 vitórias, e alcançou o terceiro lugar no Mundial de Pilotos com a Ferrari em duas ocasiões. De 1990 a 1992, ele foi colega de equipe do tricampeão brasileiro Ayrton Senna na McLaren.