Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

Após semana de pânico, cápsula de Césio-137 é encontrado na Austrália

Objeto do tamanho de uma ervilha foi encontrado após intensa busca

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 01/02/2023, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay com modificações
Imagem ilustrativa - Pixabay com modificações

Nesta quarta-feira, 1, o governo australiano anunciou que encontrou a cápsula perdida de Césio-137, que há cerca de uma semana causava alerta por radiação em diversas partes do país. 

Segundo as autoridades, o objeto que abriga o isótopo radioativo foi encontrado ao sul da cidade de Newman, região do oeste australiano, apontou o site da TV Cultura. O ministro dos Serviços de Emergência celebrou o achado, considerando o resultado das buscas como “excepcional”. 

Literalmente encontraram uma agulha no palheiro”, falou Stephen Dawson.

O sumiço

Há seis dias, os órgãos de segurança da Austrália informaram que uma cápsula radioativa de Césio-137, com o tamanho similar a uma ervilha, foi perdido durante seu transporte em uma rodovia. 

Entretanto, não havia sido informado em qual trecho do trajeto de cerca de mil quilômetros o objeto havia sido perdido — o que colocou boa parte do país em alerta. No final dos anos 1980, um acidente com o mesmo material radioativo deixou diversas vítimas em Goiânia.