Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Argentina

Argentina: Com frio de -17,5 °C, mar na região sul congela

Com temperaturas extremamente baixas na chegada do inverno, meteorologistas alertaram sobre a possibilidade de grandes nevascas

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 27/06/2024, às 15h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mar congelado na Argentina - Reprodução/Redes Sociais
Mar congelado na Argentina - Reprodução/Redes Sociais

Imagens impressionantes circulam nas redes sociais, mostrando o mar congelado na costa da vila argentina de San Sebastián, ao norte da cidade de Río Grande, na província da Terra do Fogo.

O fenômeno é resultado de um frio extremo que caracterizou o final de outono e início de inverno no sul do continente, com os termômetros marcando -15°C na região nos últimos dias.

O Serviço Meteorológico Nacional emitiu alertas de níveis amarelo e vermelho devido às baixas temperaturas em seis províncias do país. Esse clima rigoroso, embora raro, não é inédito; em junho de 2020, a Patagônia já havia enfrentado um mês de frio intenso. A combinação de frio extremo, baixa ondulação e ventos fracos resultou no congelamento parcial do mar. Veja o vídeo abaixo:

Grande impacto

Na última sexta-feira, 21, a cidade de Río Gallegos, capital da província de Santa Cruz, registrou uma temperatura ainda mais baixa, atingindo -17,5°C. As nevascas intensas que acompanham o frio extremo têm exigido operações de resgate de pessoas e animais no campo, com o apoio do Exército da Argentina.

Segundo a CNN, outras regiões patagônicas também foram severamente afetadas. Em El Calafate, os termômetros marcaram -10°C, demonstrando a extensão do impacto dessa onda de frio extremo que assola o sul da Argentina.


*Sob supervisão;