Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos descobrem fascinante banheiro de 500 anos do Império Inca no Peru

O local chama atenção pela estrutura complexa e pela preservação, com 2 metros de profundidade

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 16/04/2023, às 08h30 - Atualizado em 17/04/2023, às 19h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de drone ilustra estrutura encontrada no Peru - Divulgação / Vídeo / YouTube / DailyMail
Imagem de drone ilustra estrutura encontrada no Peru - Divulgação / Vídeo / YouTube / DailyMail

Um grupo de arqueólogos localizou uma estrutura rara no sítio arqueológico Huánuco Pampa, localizado na região central do Peru. Anteriormente pertencente aos incas, os pesquisadores encontraram indícios de um banheiro em uma estrutura de 2 metros de profundidade feita com pedras esculpidas e formando dois cômodos.

Devido ao histórico de descobertas no local, acredita-se que seu uso tenha ocorrido há cerca de 500 anos. Inclusive, não foi o primeiro banheiro a ser identificado no sítio, mas se destaca por ser bem maior e contar com uma estrutura mais complexa que o anterior, como informa o Ministério da Cultura peruano via Reuters.

O sítio arqueológico, em específico, foi considerado um dos epicentros da administração do Império Inca, atraindo esforços de pesquisadores para o local devido a monumentaidade das estruturas.

Imagem de drone ilustra estrutura encontrada no Peru / Crédito: Divulgação / Vídeo / YouTube / DailyMail

A deste caso, como repercutido em fotos, impressiona pela rigidez e exatidão como as paredes de pedras sinuosas foram encaixadas, formando uma parede reta e firme, que se manteve apesar dos efeitos do tempo.

Importância da descoberta

Segundo o portal de notícias G1, o gerente do estudo, Luis Paredes Sanchez, enaltece a descoberta enfatizando que, mais do que um registro arquitetônico da época, o local mostra uma prática ligada ao comportamento e até crenças.

A importância desta descoberta reside no fato de compreender o papel desempenhado por este tipo de estrutura, comumente associada aos espaços mais hierárquicos, restritos e sagrados dos centros administrativos incas. [...] Mais do que uma função prática ou higiênica, tinham uma função religiosa e de culto aos ancestrais",

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!