Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Assento Sanitário que pertenceu a Hitler pode ser leiloado nos EUA

70 anos depois, o tétrico item pode ganhar um novo destino

Giovanna Gomes Publicado em 01/02/2021, às 12h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Assento que pertenceu a Hitler - Divulgação/Alexander Historical Auctions
Assento que pertenceu a Hitler - Divulgação/Alexander Historical Auctions

Um assento sanitário que pertenceu a Adolf Hitler será leiloado na semana que vem a um lance inicial de 5 mil dólares, o que dá cerca de 27 mil reais, em Chesapeake, nos EUA. As informações foram repercutidas pelo UOL.

O objeto inusitado foi retirado da casa-refúgio do ditador alemão em Berghof, nos Alpes da Baviera, por um soldado americano de Nova Jersey quando o local foi atingido por bombardeios liderados pelos aliados em abril de 1945. Segundo o Daily Mail, o combatente chamava-se Ragnvald Borch.

Décadas depois, o filho de Borch decidiu leiloar a peça. Ele disse que o pai fora informado que poderia pegar o objeto que quisesse após o ataque e, então, teria escolhido o assento do banheiro.

Após ter sido questionado por um colega por sua escolha o militar respondeu que aquilo representava o "trono que o ditador jamais conseguiria".

A casa de leilões Alexander Auctions confirmou a autenticidade da peça. Segundo o porta-voz Bill Panagopulos "é garantido que é um dos itens mais atraentes que alguém poderia adicionar a uma coleção de relíquias da Segunda Guerra Mundial", declarou.

"Dificilmente se pode imaginar a trama que o tirano empreendeu enquanto contemplava o mundo de cima deste poleiro".

De acordo com a Alexander Auctions, é esperado um lance máximo de 15 mil dólares, em torno de 81 mil reais.

Sobre Adolf Hitler 

Hitler foi o líder do Partido Nazista alemão na década de 1930 e suas ações culminaram na Segunda Guerra Mundial, o conflito mais sangrento da história. Foi responsável pelo genocídio de oito milhões de pessoas, em sua maioria judeus.

Hitler passou os últimos meses de vida em um bunker, que virou seu quartel-general, de onde ele comandava as ações do Exército nas últimas batalhas da Segunda Guerra. O local era, claro, muito bem protegido, mas os Aliados sabiam de sua existência – mesmo que não conhecessem detalhes da estrutura.

Foi nesse ambiente, cerca de 12 metros abaixo do solo, que Hitler resistiu até 30 de abril de 1945. Nesse dia, ele se despediu formalmente dos mais próximos e, depois do almoço, trancou-se em seus aposentos com Eva Braun, com quem havia se casado na véspera. Ouviu-se apenas um tiro. Hitler foi encontrado com a cabeça estraçalhada e a pistola caída no colo.

20 milhões de civis foram vítimas diretas da atrocidade nazista, 6 milhões deles judeus, os demais ciganos, homossexuais e , a maioria, civis de países conquistados.