Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Asteroide

Asteróide do tamanho da Torre de Pisa pode colidir com a Terra em 2046, alerta NASA

Evento pode acontecer em 14 de fevereiro de 2046, quando parte do mundo comemora o Dia de São Valentim; saiba quais consequências o impacto pode ter!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 09/03/2023, às 14h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O asteroide 2023 DW - Divulgação/NASA
O asteroide 2023 DW - Divulgação/NASA

Nesta semana, a NASA anunciou que um asteroide do tamanho da Torre Inclinada de Pisa pode atingir a Terra no Dia de São Valentim, 14 de fevereiro, em 2046. A expectativa é que, daqui 23 anos, o objeto astronômico passará por nosso planeta a uma distância de 1,8 milhões de quilômetros

No momento, a agência espacial aponta que o risco do impacto é baixo, mas as expectativas vêm mudando nos últimos dias. Chamado de 2023 DW, o asteroide foi confirmado em 28 de fevereiro no Observatório MAP San Pedro de Atacama, no Chile. 

Atualmente, segundo relatou o jornal O Globo, o corpo celeste está a 0,12 unidades astronômicas de nosso planeta, circulando a uma velocidade relativa de 88 mil quilômetros por hora. Especialistas da NASA dizem que ele leva 271 dias para completar a órbita completa em torno do sol

Até a última terça-feira, 7, a chance de um impacto direto com a Terra era de uma em 625, o que significa inexpressivos 0,16%. O cálculo é refeito pela NASA todos os dias, e teve significantes variações. 

Chance de colisão

No primeiro dia desse mês, um astrônomo italiano calculou que a probabilidade de colisão era uma em 1.2000. Um dia depois, esse número diminuiu para uma em 710, chegando ao seu menor fator na última terça, apontou o Daily Mail. 

“Temos rastreado um novo asteroide chamado 2023 DW, que tem uma probabilidade muito pequena de impactar a Terra em 2046. Frequentemente, quando se descobrem novos objetos pela primeira vez, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente as suas órbitas no futuro", explicou a agência norte-americana no Twitter. 

Possíveis estragos

Embora ainda seja pouco para se preocupar com a possível queda do asteroide, especialistas já estudam quais seriam suas consequências. Segundo o Daily Mail, as zonas de impacto previstas se estendem do Oceano Índico ao Oceano Pacífico, e do oeste à costa leste dos Estados Unidos — na região entre Los Angeles, Havaí e Washington.

Além disso, seu impacto seria comparável ao Evento de Tunguska quando, em 30 de junho de 1908, um objeto celeste caiu na região da Sibéria, no Império Russo, causando uma grande explosão que devastou uma área de milhares de quilômetros quadrados.