Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pedra

Astromóvel da NASA descobre pedra presente em somente dois locais da Terra

Caso seja moída ou submetida ao calor, a pedra pode liberar sua água

Redação Publicado em 13/01/2023, às 16h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de opala, pedra preciosa encontrada em Marte - Reprodução / Vídeo / G1
Imagens de opala, pedra preciosa encontrada em Marte - Reprodução / Vídeo / G1

O astromóvel Curiosity descobriu uma pedra preciosa, a opala, durante sua missão em Marte. Essa pedra só é encontrada em dois lugares aqui na Terra, e um deles é o Piauí. A descoberta foi divulgada em artigo científico publicado no fim de dezembro.

A pedra preciosa encontrada pela NASA pode representar vantagens em futuras investidas humanas no planeta, como informado pelo G1. Isso devido ao fato de que ela é composta em parte por H2O, e pode, se moída e submetida ao calor, liberar sua água.

Encontrada em dois locais na Terra

A pedra opala pode ser encontrada na Austrália e na cidade de Pedro II, cerca de 260 km ao norte de Teresina, no Piauí. Neste local, somente 10% da opala foi explorada, de acordo com pesquisadores.

Em Pedro II, a primeira opala foi descoberta em 1969. O pedregulho luminoso foi avistado por um agricultor que estava colhendo mandioca e ele levou o achado para Teresina, onde teve a confirmação de que se tratava de uma pedra preciosa.

Período de garimpo

A extração da pedra, que não é facilmente encontrada, apesar de sua abundância, só é realizada no período de seca, devido ao fato de que as chuvas dificultam o garimpo. Há relatos de garimpeiros que passaram até mesmo um ano sem encontrá-la.

Os habitantes do local viram o potencial econômico da pedra e passaram a apostar no setor de joalheria, com isso, iniciou-se um mercado de confecção de joias de opala em Pedro II.