Notícias » Brasil

Astronauta da NASA avista incêndios florestais na Califórnia

Enxergando os focos a partir da Estação Espacial Internacional (ISS), Chris Cassidy compartilhou fotos das chamas e enviou 'pensamentos e orações' para as vítimas

Vanessa Centamori Publicado em 24/08/2020, às 13h19

Incêndios florestais da Califórnia vistos a partir da Estação Espacial Internacional (ISS)
Incêndios florestais da Califórnia vistos a partir da Estação Espacial Internacional (ISS) - Montagem/Divulgação/NASA

Cerca de 360 focos de incêndio devastam áreas florestais no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O estrago foi tanto que do espaço o astronauta da NASA Chris Cassidy pôde ver tudo, enquanto trabalhava na Estação Espacial Internacional (ISS).

Imagens do incêndio foram compartilhadas, na última sexta-feira, 21, por Cassidy em seu perfil no Twitter. "Obrigado a todos os bombeiros e equipes de emergência que estão trabalhando sem parar para conter esses incêndios", escreveu Cassidy, na rede social. "Pensamentos e orações para todas as pessoas nas áreas impactadas."

Segundo informou o jornal The New York Times, as chamas se alastraram como resultado de fenômenos naturais: tempestades ricas em relâmpagos. Essas últimas ocorrem com maior incidência durante a forte onda de calor recorde que atingiu o estado. 

Além disso, uma previsão do Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia já havia antecipado taxas baixas de chuvas e altos riscos de incêndios, especialmente entre os meses de agosto e setembro. O que pode induzir ainda mais as chamas é o vento na parte sul da região no final do outono.