Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Ataque destrói represa que abastece usina nuclear na Ucrânia

A represa, localizada na região de Kherson, foi destruída após um ataque misterioso

Redação Publicado em 06/06/2023, às 14h27 - Atualizado às 14h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Represa ucraniana que foi destruída - Reprodução/Vídeo
Represa ucraniana que foi destruída - Reprodução/Vídeo

Uma represa em Nova Kakhovka, localizada na região de Kherson, no sul da Ucrânia, foi destruída em um ataque cuja origem ainda não está clara. O incidente resultou em um alto risco de inundação, levando à evacuação de moradores das áreas próximas a Nova Kakhovka nesta terça-feira, 6.

 A represa abastece a usina nuclear de Zaporizhzhia e fornece água para o canal da Crimeia do Norte, ambos controlados pela Rússia.

Autoridades russas em Nova Kakhovka relataram que a cidade já foi inundada, enquanto o Kremlin descreveu o ocorrido como um ato de "sabotagem deliberada" com o objetivo de privar a Crimeia de água, conforme informado pelo UOL.

Desvio de foco

Ainda segundo o site, o governador da região de Kherson, onde a barragem de Nova Kakhovka está localizada, acusou Kiev de tentar desviar a atenção de sua "fracassada" contraofensiva. Outras autoridades russas afirmaram que a barragem se rompeu devido a danos anteriores, sem intervenção externa.

A Ucrânia teria alertado que a destruição da barragem aumentou o risco de uma "catástrofe nuclear" na usina de Zaporizhzhia, que depende da água do reservatório afetado para seu sistema de refrigeração. No entanto, a Rússia e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) descartaram a existência de perigo imediato.