Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Novo título: Camilla Parker será coroada rainha consorte

Mudança ocorre após a morte de Elizabeth II, que faleceu ontem, 8, aos 96 anos

Fabio Previdelli Publicado em 09/09/2022, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Camilla Parker ao lado de Charles III - Getty Images
Camilla Parker ao lado de Charles III - Getty Images

Após a confirmação da morte da rainha Elizabeth II na tarde de ontem, 8, aos 96 anos, seu primogênito, Charles, ascendeu ao trono britânico — passando a se chamar rei Charles III. Além dele, outra pessoa também mudou de título: sua esposa, Camilla Parker Bowles, que torna-se rainha consorte. 

A informação foi confirmada através do site oficial da realeza, que detalhou que Camilla passará a ser conhecida como Sua Majestade. 

Sua majestade, a rainha consorte (anteriormente Duquesa da Cornualha) estará ao lado do seu marido, anteriormente Príncipe de Gales, agora sua majestade, o rei, na realização de seus trabalhos e deveres. Ela também realizará compromissos públicos em nome das instituições de caridade que ela apoia".

Rainha Consorte?

Segundo explica matéria da CNN, o título de rainha consorte é dado à esposa do rei. Embora seja rainha, vale ressaltar que Camilla não terá o mesmo poder político e militar que Charles III; além disso, ela também não poderá se tornar rainha após a morte de seu marido — o próximo na linha de sucessão segue sendo o príncipe William, fruto da relação de Charles com Lady Di

Assim, o título de “rainha” é concedido apenas àqueles que nasceram dentro da família real e estiveram na linha de sucessão, como foi o caso de Elizabeth II — filha da rainha consorte Elizabeth Bowes-Lyon, conhecida como ‘Rainha-mãe’, e do rei George VI

Conforme aponta matéria do Splash, do UOL, a coroação de Camilla passou por um “desejo sincero” de Elizabeth II, que expressou tal vontade durante as comemorações do Jubileu de Platina, que marcaram seus 70 anos à frente do trono inglês. 

Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, eu sei que vocês darão a ele e a sua esposa, Camilla, o mesmo apoio que me deram; e é meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como Rainha Consorte, pois continua seu próprio serviço leal", declarou na ocasião.