Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Esporte

Atleta de 100 anos faz mergulho em campeonato mundial de esportes aquáticos

Apaixonado pela natação, Taghi Askari começou jovem sua jornada com o esporte, e prossegue se mantendo próximo dele mesmo na terceira idade

Redação Publicado em 12/02/2024, às 10h25 - Atualizado às 11h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de Taghi Askari - Divulgação/ Youtube/ FINA
Imagens de Taghi Askari - Divulgação/ Youtube/ FINA

Taghi Askari é um atleta de nada menos que 100 anos de vida. O senhor, que é um medalhista de prata e bronze, vem chamando atenção nos últimos dias após fazer um mergulho de exibição no Campeonato Mundial Masters de Esportes Aquáticos. 

O torneio internacional, vale mencionar, está sendo sediado pelo Catar (país localizado no Oriente Médio), conforme informado pela CNN. Askari, por sua vez, será o competidor mais velho a participar. 

Adoro mergulhar desde a adolescência até hoje. Sempre adorei mergulhar. Nada mudou entre 1951 e agora, exceto meu desempenho! (...) Quando competia a nível nacional, o último campeonato que fiz foi aos 41 anos. Conquistei a medalha de ouro a nível nacional e depois disso me despedi do esporte, mas pelo menos com a medalha de ouro", contou o nadador, ainda de acordo com o veículo. 

O passado do esporte 

Outro detalhe interessante a respeito do atleta sênior é que ele é natural do Irã. Segundo relatou Askari, a natação passou por uma mudança após a entrada de nadadores vindos da China. 

Na época dos jogos em Teerã (capital do Irã), em 1974, os nadadores chineses haviam entrado neste belo esporte e começaram a melhorar muito  — simplesmente não conseguimos alcançá-los, porque permanecemos no mesmo nível em que começamos”, lembrou.