Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

A Austrália sequestrou crianças?

Professor de história explica passado sombrio da Austrália

Redação Publicado em 06/12/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da bandeira indígena - Getty Images
Imagem da bandeira indígena - Getty Images

Conhecidas como "a geração roubada", milhares de crianças nativas australianas foram sequestradas no século XIX e XX. O professor de história Vitor Soares, explicou em seu perfil do TikTok, como se deu esse violento processo.

A Austrália é conhecida hoje por sua participação na Copa do Mundo, mas o país esconde um triste passado, no qual, milhares de crianças foram vítima de sequestro no que é chamado de aculturação.

Torná-los parecidos com os europeus

O governo australiano, junto da Igreja Católica, decidiu sequestrar crianças nativas e enviá-las para famílias brancas, para que essas as ensinassem uma nova cultura e assim torná-las mais semelhantes aos europeus. Essas milhares de crianças ficaram conhecidas como "a geração roubada". 

O ministro australiano, em 2008, decidiu apresentar um pedido de desculpas formal e com isso, algumas pessoas foram indenizadas. Além desses sequestros, a população nativa foi tratada com diversos outros tipos de violência durante o período de colonização.

Confira o vídeo abaixo!

@profvitorsoares

Sabia que a Austrália já sequestrou milhares de crianças? 🇦🇺✊🏽 #Aborigenes #Australia #Sequestro #História #Historia #Copa

♬ Paris - Else