Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rio

Autoridades espanholas retiram dezenas peixes de rio praticamente seco

O país passa por seca atípica e peixes poderiam morrer

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 27/04/2023, às 08h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peixes foram retirados das águas - Divulgação
Peixes foram retirados das águas - Divulgação

Autoridades espanholas utilizaram, recentemente, uma técnica de "pesca elétrica" para resgatar dezenas de peixes do rio Onyar, em Girona, devido à seca atípica que tem atingido a região.

Com a baixa quantidade de oxigênio na água, os animais corriam o risco de morrer. Conforme apurou o portal de notícias UOL, eles foram transportados para o rio Ter, localizado a 10 km de distância, onde os níveis de água são mais elevados.

Segundo o biólogo Quim Pou, a técnica permite a captura dos animais em boas condições, enquanto as espécies não nativas são abatidas e as que pertencem ao ambiente são realocadas.

De acordo com a fonte, esta não é a primeira vez que peixes precisam ser retirados de rios na Espanha devido à escassez de água. Em março, toneladas de peixes foram transferidas do reservatório de Sau para outros locais.

Seca

A seca afeta a Espanha há 36 meses, e os reservatórios operam com uma capacidade média de 50%. Em algumas áreas, como o nordeste da Catalunha e o sul da Andaluzia, os níveis dos reservatórios estão em torno de 25%, de acordo com dados da Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (Aemet).