Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Baleia

Autoridades norueguesas alertam população para não se aproximarem de baleia russa ‘espiã’

O animal ganhou fama em 2019 ao ser encontrado usando coleira com suporte para câmera

Redação Publicado em 24/05/2023, às 18h44 - Atualizado em 28/05/2023, às 11h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Baleia 'espiã' russa encontrada na Noruega - Reprodução / Direção Norueguesa de Pescas
Baleia 'espiã' russa encontrada na Noruega - Reprodução / Direção Norueguesa de Pescas

A Diretoria de Pesca da Noruega está pedindo para cidadões do país “evitarem o contato” com uma baleia beluga famosa, para evitar feri-la ou matá-la de forma acidental. Apelidada de Hvaldimir, a baleia ficou famosa internacionalmente em 2019, após ser flagrada usando uma coleira feita com montagens para uma câmera.

Isso levou os especialistas a acreditarem que o animal teria sido treinado pelos militares russos. Desde o ano de 2019, o animal tem “viajado ao longo da costa norueguesa”, fazendo paradas durante o caminho. Durante as explorações, Hvaldimir  “tem conseguido apanhar peixe, alimentando-se com os excedentes de ração”.

A baleia é de uma espécie protegida na Noruega, que agora vive no interior de Oslofjord. Nesta quarta-feira, 24, Frank Bakke-Jensen, diretor de pesca, alegou através de um comunicado que “até agora houve apenas pequenos incidentes em que a baleia sofreu ferimentos leves, principalmente pelo contato com barcos”.

Entretanto, ele pediu que as pessoas mantenham distância do animal, “mesmo que a baleia seja mansa e acostumada a estar perto de pessoas”.

Animal preso?

De acordo com a CNN Brasil, perguntaram para Bakke-Jensen se a baleia deveria ser colocada em cativeiro, devido aos perigos que podem ameaçar sua vida. “Sempre comunicamos que a baleia em questão é um animal de vida livre e não vemos razão para capturá-la e colocá-la atrás de barreiras”, afirmou.

Mas agora que a baleia está em um local cuja ela se encontra mais vulnerável, e o acesso à comida pode ser limitado, “vamos considerar outras medidas”, mas reforçou que “ainda é muito cedo para dizer algo concreto sobre isso”. Especialistas informaram que evidências sugeriam que ela veio da Rússia.

Agora, a Direção de Pesca irá monitorar os movimentos da baleia na esperança de que ela retorne quando chegar até o final do Oslofjord.