Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Peru

Avião com turistas faz pouso forçado nos geoglifos de Nazca, no Peru

Após pane, piloto pousa avião com cinco turistas no importante e histórico sítio arqueológico onde se encontram os geoglifos de Nazca, no Peru, no último domingo, 7

Éric Moreira Publicado em 10/01/2024, às 08h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Geoglifos de Nazca - Fotos por Diego Delso pelo Wikimedia Commons
Geoglifos de Nazca - Fotos por Diego Delso pelo Wikimedia Commons

No último domingo, 7 de janeiro, um avião que transportava cinco turistas — entre eles, peruanos e colombianos — precisou realizar um pouso forçado no histórico sítio arqueológico onde se encontram os geoglifos de Nazca, no Peru, depois de uma pane. Vale mencionar que o local é cuidadosamente preservado, sendo considerado um patrimônio imaterial da Unesco.

Conforme noticiado pelo UOL, o monomotor da empresa Aero Fénix Nazca sofreu com falhas em seu funcionamento em pleno sobrevoo sobre as linhas e geoglifos de Nazca, o que forçou o piloto a pousar no sítio arqueológico. Todos que estavam a bordo da aeronave foram encaminhados a um hospital local, mas felizmente nenhum estava ferido gravemente. O avião, porém, foi deixado no local para ser rebocado por terra, impedido de voar por autoridades locais em prol da preservação da área.

Após o incidente, o Ministério da Cultura do Peru chegou a levantar a possibilidade de o pouso forçado ter causado algum tipo de dano aos geoglifos de Nazca, e Jhony Islas, chefe do gabinete do Ministério na província de Ica, disse que o avião teria realizado alguns pequenos saltos antes de aterrissar definitivamente, o que teria danificado uma das Linhas de Nazca. Porém, horas depois foi confirmado que não ocorreram quaisquer danos.

O que aconteceu?

Atualmente, o incidente segue sendo investigado pela Polícia Nacional Peruana, e será acompanhado pela Comissão de Investigação de Acidentes de Aviação, conforme divulgado pelo MTC (Ministério dos Transportes e Comunicações). Além da hipótese de falhas no motor, também é considerada a possibilidade de o avião ter ficado sem combustível durante o voo.

Vale lembrar ainda que os geoglifos de Nazca são alguns dos bens arqueológicos mais famosos e importantes do Peru, tendo sido feitos no solo do deserto entre 500 a.C. e 500 d.C. Os grandes desenhos retratam desde figuras geométricas até figuras próprias, como animais como um beija-flor, um macaco e uma aranha, sem mencionar figuras humanas.

+ As misteriosas Linhas de Nazca, figuras emblemáticas que surpreenderam o mundo