Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Bar em formato de globo de Hitler será leiloado nos EUA

O item foi feito para uma embarcação do ditador durante a metade da década de 1930, transportando figuras importantes

Wallacy Ferrari Publicado em 20/10/2020, às 09h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do bar em formato de globo - Divulgação/Alexander Historical Auctions
Imagem do bar em formato de globo - Divulgação/Alexander Historical Auctions

Um bar gigante confeccionado em alumínio em formato de globo, acompanhado de 5 banquetas fixas, será leiloado em Maryland, EUA, com um valor estimado em US$ 250 mil.

Todavia, o fato que chama atenção para o item é que ele pertenceu ao ‘aviso Grille’, popularmente conhecido como 'iate de Hitler' por ter recebido as principais viagens marítimas do tirano.

A embarcação foi construída em 1935 e nunca foi alvo de ataques durante a Segunda Guerra Mundial, sendo preservada com cuidado nas duas décadas seguintes. Após a morte do Führer, a embarcação permaneceu num estaleiro no rio Delaware, sendo quebrado após a interrupção de manutenções em 1951.

Os americanos que recolheram os restos do navio deteriorado venderam a estrutura de metal para militares americanos, porém, a peça única que compunha o bar foi dada de presente a um amigo do dono do estaleiro, sendo mantido pelo filho até o momento do leilão. Antes de serem aceitos por Maryland, as principais casas de leilão dos EUA — Sotheby's e Christies — se recusaram a vender o item.

Tentando em sites online, o artefato nazista também foi recusado no eBay, sendo aceito apenas pela Alexander Historical Auctions, que descreve o item como "uma relíquia fantástica, simbólica da falsa grandeza e dos excessos do 'Reich dos Cem Anos' de Hitler."