Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nazismo

A fatídica saga de Eduard Bloch, o médico judeu que cuidou da família de Adolf Hitler

Como resultado de seu trabalho, o especialista ficou sob a proteção da Gestapo por ordens do próprio Führer

Isabela Barreiros Publicado em 09/10/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eduard Bloch, o médico de Hitler e sua família - Wikimedia Commons
Eduard Bloch, o médico de Hitler e sua família - Wikimedia Commons

Eduard Bloch era um médico austríaco que atuava em seu consultório particular em Linz, na Áustria. Como muitos judeus na época, sua família era assimilada. No entanto, o caso foi incomum: Bloch foi o profissional que cuidou de Hitler e sua família antes do Holocausto.

Em 1904, Hitlerficou doente após uma doença pulmonar que debilitou sua saúde e fez com que ele ficasse de cama durante um longo período. O médico, quando entrou em contato com a história, não concordou com o diagnóstico — segundo ele, tratava-se apenas de pequenas doenças que limitavam sua saúde. Além disso, ainda afirmou que não tinha nenhuma doença pulmonar.

Assim, a confiança de Hitler em Bloch cresceu. Como não tinham muito dinheiro, o médico cobrava menos pelas consultas e, às vezes, não chegava nem a cobrar. Foi em 1907 que a família do futuro nazista recebeu uma notícia triste: a mãe de Hitler, Klara Hitler, havia sido diagnosticada com câncer de mama. A partir daí, foi iniciado um tratamento difícil, pelo qual Bloch foi responsável.

Klara morreu em 21 de dezembro daquele ano. Aos seus 18 anos, Hitler assegurou sua “eterna gratidão” ao médico judeu. No ano seguinte, ele escreveu-lhe uma longa carta, reverenciando e agradecendo por tudo que havia feito por ele e sua mãe, principalmente.

[Colocar ALT]
Crédito: Wikimedia Commons

Segundo a filha de Bloch, Gertrude, o futuro ditador enviou como agradecimento presentes feitos à mão, como uma grande pintura de autoria própria, visto que ainda tinha o sonho de se tornar artista plástico. Ainda de acordo com Gertrude, o quadro se perdeu com o tempo.

Mas em 1938, a vida dos judeus na Áustria passou a ser colocada em risco. Em outubro do mesmo ano, o consultório de Bloch foi fechado pelas autoridades alemãs e sua filha e seu genro fugiram para o exterior, emigrando para os Estados Unidos. Um ano antes, Hitler havia perguntado sobre o médico, questionando-o sobre seu bem estar e chamando-o de "edeljude" ("nobre judeu").

O austríaco também tinha um grande carinho pela família de Hitler. Assim, escreveu para seu ex-paciente pedindo ajuda por conta do contexto antissemita em que estava inserido, por mais contraditório que isso possa parecer. O nazista atendeu ao pedido e colocou-o sob proteção especial pela Gestapo.

Bloch permaneceu em sua casa até que tudo estivesse certo para sua ida para os Estados Unidos. Ele foi o único judeu em Linz com o status de “protegido”. Sem interferência alemã, ele pôde vender sua casa tranquilamente, ainda pelo valor de mercado, coisa que não acontecia na maioria das casas de judeus.

Em 1940, ele emigrou para os Estados Unidos, vivendo no Bronx, em Nova York. No entanto, ele não podia atuar como médico, pois seu diploma austríaco não era reconhecido no país. Ele faleceu em 1945 aos 73 anos, de câncer de estômago, apenas um mês depois do suicídio de Hitler.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Secret Weapons: technology, science and the race to win World War II - https://amzn.to/2qKDrGQ

Hitler - Caixa - https://amzn.to/2Q6SpBt

A mente de Adolf Hitler: O relatório secreto que investigou a psique do líder da Alemanha nazista - https://amzn.to/2qCL8i5

Os fornos de Hitler: A história de uma sobrevivente de Auschwitz - https://amzn.to/2XdpXj3

Ascensão e queda do Terceiro Reich - https://amzn.to/2NAaLcs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W