Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ásia

Barata de 99 milhões de anos é descoberta e se torna o animal mais antigo já encontrado em uma caverna

Acredita-se que a criatura encontrada é a única que sobreviveu na era dos dinossauros habitando uma gruta

Wallacy Ferrari Publicado em 24/02/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A barata conservada em uma resina de âmbar - Divulgação Gondwana Research
A barata conservada em uma resina de âmbar - Divulgação Gondwana Research

Encontrado no vale Hukawng, em Mianmar, um fossil de uma barata, praticamente intacto, foi localizado dentro de uma caverna conservado em âmbar. Acredita-se que o inseto, que viveu há 99 milhões de anos — no período Cretáceo —, seja a única criatura conhecida como sobrevivente da era dos dinossauros dentro da vida em cavernas.

Publicada no periódico científico Gondwana Resarch, dedicado a pesquisas específicas sobre o antigo supercontinente, que uniu as atuais Oceania, Antártida, África e América do Sul, a equipe de cientistas da Rússia, China e Eslováquia apresentaram a descoberta em julho de 2019 e, após análises de certificação, teve a confirmação da data do fóssil.

De tamanho pequeno, antenas com o comprimento maior do que o corpo, pigmentação pálida e asas impróprias para voo, a barata encontrada pertence a família Nocticolidae, que evoluiu e possibilitou o desenvolvimento  de características próprias com a separação do continente de Gondwana, que ainda era unido na data que as baratas viveram.

O inseto descoberto se tornou o mais antigo animal já encontrado dentro de uma caverna. Até então, as espécimes mais velhas já achadas eram da era Cenozóica —que são datados a partir de 65 milhões de anos. Com base nessa descoberta, a equipe busca mais informações sobre o motivo de extinção da vida em cavernas nessa época.


+Saiba mais sobre descobertas arqueológicas:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.