Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Best-seller baseado em diários e cartas inéditas de Winston Churchill é lançado no Brasil

O esplêndido e o vil, de Erik Larson é baseado em arquivos e relatórios de espionagem

Victória Gearini Publicado em 18/01/2021, às 15h19 - Atualizado às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura do Primeiro-ministro Winston Churchill - Wikimedia Commons
Pintura do Primeiro-ministro Winston Churchill - Wikimedia Commons

Por meio de documentos originais e relatórios de espionagem secretos, o renomado escritor Erik Larson apresenta a obra O esplêndido e o vil. Após 55 anos da morte de Winston Churchill, o autor revela o cotidiano do primeiro-ministro do Reino Unido, desde a carreira política até a sua intimidade.

Com acesso a documentos abertos recentemente, diários e cartas do político, a obra aborda o período que corresponde de 10 de maio de 1940 a 10 de maio de 1951, que ficou conhecido pela campanha aérea alemã que culminou na Blitz.

Considerado um dos momentos mais sombrios da Segunda Guerra Mundial, cerca de 45 mil britânicos foram mortos durante os bombardeios travados por Hitler.

[Colocar ALT]
O esplêndido e o vil (2020) / Crédito: Divulgação / Intrínseca

Diante deste cenário, Winston Churchill soube manter a nação britânica unida. Além disso, convenceu o até então presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, de que o Reino Unido era um aliado fundamental contra a Alemanha. 

Nas palavras do autor, “este foi o ano em que Churchill se tornou Churchill, o buldogue fumante de charutos que pensamos conhecer, quando ele fez seus maiores discursos e mostrou ao mundo o que era coragem e liderança”.

De acordo com uma crítica feita pelo The New York Times, o livro de Erik Larson mostra como os esforços do primeiro-ministro contribuíram para resgatar a população ocidental do abismo ocasionado pela Segunda Guerra Mundial.

“Uma crônica dolorosa sobre a família Churchill e seu círculo social em meio à resistência durante a Blitz”, acrescentou a Vanity Fair.

Segundo o autor, “qualquer referência a um gesto, olhar, sorriso ou outra reação facial vem de um relato de alguém que o testemunhou. Se algo daqui em diante [no livro] desafiar algumas crenças sobre Churchill e sua época, posso apenas dizer que a história é um lugar animado, cheio de surpresas”. 

Lançado em dezembro de 2020, pela editora Intrínseca, O esplêndido e o vil, encontra-se disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum. Além disso, este best-seller conta com a tradução de Rogerio W. Galindo e Rosiane Correia de Freitas.

Confira abaixo um trecho de O esplêndido e o vil (2020):

“Os carros aceleravam ao longo do Mall, a ampla avenida seguida de Whitehall, a sede dos ministérios do governo britânico, ao Palácio de Buckingham, a casa de 775 cômodos do rei George VI e da rainha Elizabeth, com sua fachada de pedra visível no fim da rua, encoberta pelas sombras. Era de tarde, sexta-feira, 10 de maio. Em todo lugar, jacintos e prímulas floresciam. Delicadas folhas de primavera cobriam as árvores. Os pelicanos do Parque St. James desfrutavam o calor e a adoração dos visitantes, enquanto seus primos menos exóticos, os cisnes, boiavam com a ausência de interesse habitual. A beleza do dia era um contraste chocante com tudo que acontecera desde o amanhecer, quando as forças alemãs invadiram a Holanda, a Bélgica e Luxemburgo com blindados bombardeios e tropas paraquedistas, causando um efeito avassalador”.


+Saiba mais sobre esta e outras obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

O esplêndido e o vil, de Erik Larson (2020) - https://amzn.to/39FrJQA

Churchill: Caminhando com o destino, de Andrew Roberts (2020) - https://amzn.to/3eSeoF6

Box memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2018) - https://amzn.to/2y8uaw9

Grandes homens do meu tempo, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/3bRrEcg

Churchill e a ciência por trás dos discursos: Como Palavras se Transformam em Armas, de Ricardo Sondermann (2018) - https://amzn.to/2zAwwnL

Churchill: Uma vida - Volume 2, de Martin Gilbert (2016) - https://amzn.to/2Yi4W9c

Pintar Como Passatempo, de Winston Churchill (2012) - https://amzn.to/2Shl6Mi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W