Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titanic II

Bilionário australiano volta a falar de ambicioso projeto 'Titanic II'

10 anos após falar pela primeira vez de ousado projeto 'Titanic II', uma réplica melhorada do navio naufragado em 1912, Clive Palmer retoma planos

Éric Moreira Publicado em 13/03/2024, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Renderização em 3D do Titanic II e fotografia do bilionário australiano Clive Palmer - Divulgação/Blue Star Line / Getty Images
Renderização em 3D do Titanic II e fotografia do bilionário australiano Clive Palmer - Divulgação/Blue Star Line / Getty Images

Há quase uma década, o bilionário australiano Clive Palmer — que atua no ramo da mineralogia e prospecção de recursos naturais — chamou grande atenção ao anunciar o interesse em realizar um projeto bastante ambicioso: criar uma réplica melhorada do RMS Titanic, o famoso naufrágio de 1912, que se chamaria Titanic II.

Porém, conforme repercute o The Guardian, desde que o projeto foi anunciado, Palmer cumpriu um mandato como deputado federal, cancelou o registro, reviveu um partido político e gastou milhões de dólares em uma série de desafios legais. Em 2015, os trabalhos no Titanic II foram suspensos, depois que ele se viu sem fundos para dar continuidade.

+ Titanic II: O filme inspirado na tragédia que rendeu história mirabolante

Em 2018, porém, o projeto foi novamente anunciado, e uma data foi proposta para sua realização, prevista para 2022. Durante uma conferência de imprensa realizada nesta quarta-feira, 13, ele finalmente voltou a falar do projeto, explicando que ele havia sido atrasado por conta da pandemia de Covid-19, mas que ele seria finalmente continuado.

Nas palavras do próprio Clive Palmer, uma das razões para que as pessoas poderiam acreditar nele desta vez seria que "agora tenho mais dinheiro".

É muito mais divertido fazer o Titanic do que ficar sentado em casa contando meu dinheiro. [...] Tudo o que você precisa para ser feliz, descobri na minha vida, é ter alguém que te ame, um lugar para dormir à noite e o suficiente para uma boa refeição. Além disso, o resto é uma ilusão", afirma ele em conferência.

Ambicioso projeto

Segundo Palmer, a viagem inaugural do Titanic II, que iria de Southampton, na Inglaterra, até Nova York — assim como foi a viagem catastrófica de 1912 — está prevista para ter início em junho de 2027. Em suas estimativas, o valor da construção seria de entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão.

+ O instigante e valioso quadro que afundou com o Titanic

Na conferência, também foi exibido um vídeo de cinco minutos com renderizações em 3D detalhadas de todos os nove conveses do Titanic II. Segundo Palmer, no navio estariam envolvidos os "melhores designers do mundo para cruzeiros", e ele contaria com os mesmos interiores e layout de cabine do navio original, incluindo salão de baile, piscina e banho turco.

+ Réplica do navio Titanic é construída na China e deverá receber turistas em terra

Por fim, o bilionário recorda a emblemática história de amor de Jack e Rose (vividos por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet), descrita em 'Titanic' (1997), de James Cameron, afirmando que esta é uma narrativa que "toca o coração de todos". Por isso, "Esperamos que o Titanic [II] possa atuar como um catalisador para revigorar alguns dos valores que temos, o que, esperançosamente, levará à paz", no contexto em que o mundo vive atualmente.