Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bill Gates

Bill Gates elogia o SUS: 'Resto do mundo tem a aprender'

Entenda o que o bilionário fundador da Microsoft, Bill Gates, falou sobre o trabalho do Programa Bolsa Família e do Sistema Único de Saúde (SUS)

Redação Publicado em 13/12/2023, às 18h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bill Gates - Getty Images
Bill Gates - Getty Images

Em uma publicação recente em seu blog pessoal, o bilionário e filantropo, Bill Gates, compartilhou suas considerações sobre o desenvolvimento do Brasil. Na publicação, o fundador da Microsoft elogiou o programa de saúde pública do país, representado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e afirmou que “o resto do mundo tem a aprender” com o método adotado pelo Brasil. 

No texto, ele menciona que a ditadura militar (1964–1985) levou o país a ser “um dos menos equitativos do mundo”, mas que o surgimento do SUS influenciou no aumento na expectativa de vida e na redução de mortes neo-natais, maternas e até mesmo daquelas causadas por desnutrição. Os dados usados por Gates em sua afirmação foram retirados do IHME (Instituto de Métricas de Saúde e Avaliação).

Conforme repercutido pelo UOL, ele também elogiou o investimento destinado para serviços de saúde que atendem em áreas periféricas dos grandes centros urbanos: “Eles são creditados com o corte de mortalidade infantil e empurrando cobertura de imunização a níveis quase universais”, disse Gates

Elogios

Além disso, o magnata atribuiu parte do “crédito” do desenvolvimento do país ao Programa Bolsa Família, que segundo ele, “É apenas um dos muitos programas sociais que o Brasil desenvolveu ao longo das últimas décadas que ajudaram a tirar quase um quinto da população do país da pobreza. Ajudou a alargar o acesso e a utilização dos cuidados de saúde, dando às pessoas um incentivo para entrar no sistema de saúde — e foi assim que contribuiu para a redução da mortalidade infantil.”. 

Mas conclusão da postagem em seu blog, Gates fez uma ressalva: 

Isso não quer dizer que qualquer país possa ou deva replicar exatamente a abordagem do Brasil, uma vez que não existem dois países iguais. Mas com a combinação certa de investimento e inovação, o Brasil fez grandes progressos para se tornar um lugar mais saudável para o seu povo. Se o país continuar nesse caminho e continuar fazendo o que já fez bem, e se outros países seguirem - ou simplesmente traçarem seus próprios caminhos com o Brasil em mente - também teremos um mundo mais saudável.”, finalizou o bilionário em seu site. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!