Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Leilão

Bolsa microscópica, menor que grão de sal, é vendida por mais de R$300 mil

Inspirada na famosa OnTheGo, da Louis Vuitton, Microscopic Handbag foi vendida em leilão nesta semana

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 29/06/2023, às 14h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A bolsa microscópica - Reprodução/Instagram/MSCHF
A bolsa microscópica - Reprodução/Instagram/MSCHF

Nas últimas semanas, o coletivo de arte MSCHF gerou uma enorme polêmica após apresentar a Microscopic Handbag. Como o próprio nome sugere, a bolsa criada pelo coletivo não pode ser vista a olho nu, sendo observada somente com a ajuda de um microscópio.

Descrita pela MSCHF como "menor que um grão de sal", o item foi vendido em um leilão essa semana por cerca de 60 mil dólares (mais de 290.000 reais). A Microscopic Handbag possui menos de 0,03 polegadas de largura (com medidas de 657 x 222 x 700 micrômetros).

Feita por uma impressora 3D usando métodos de impressão de polimerização de 2 fótons, a bolsa verde neon tem o modelo da famosa OnThe GO, da grife Louis Vuitton, repercute o The Guardian.

O leilão

O leilão da microscópica bolsa da MSCHF foi realizado virtualmente pela Joopiter, empresa fundada pelo músico Pharrell Williams. A casa de leilões confirmou a venda do item por 63.750 dólares (R$309 mil).

Coincidentemente, Pharrell é o atual diretor criativo da Louis Vuitton. Entretanto, de acordo com o The New York Times, ele não foi contatado pela MSCHF quanto a inspiração na marca para a criação da Microscopic Handbag.

Diretor de criação do coletivo, Kevin Wiesner disse ao NYT que Williams "ama chapéus grandes", sendo assim, "fizemos para ele uma bolsa incrivelmente pequena". Wiesner ainda acrescentou que a bolsa é "um objeto engraçado porque deriva de algo rigorosamente funcional".

Mas basicamente se tornou uma joia”, completou.

"À medida que um objeto funcional como uma bolsa se torna cada vez menor, seu status de objeto torna-se cada vez mais abstrato até que seja puramente um significante de marca. Antigas bolsas de couro pequenas ainda exigiam uma mão para carregá-las — elas se tornaram disfuncionais, inconvenientes para quem as usava. A Microscopic Handbag leva isso à sua conclusão lógica completa. Um objeto prático é reduzido a joias, toda a sua suposta função evaporada; para objetos de luxo, a usabilidade é a parte dos anjos", escreveu a marca.