Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alertas

Brasil: Meta e Ministério da Justiça se unem para encontrar crianças desaparecidas

Usuários que se encontram em um raio de 160 quilômetros de onde a criança foi avistada pela última vez receberão um alerta no Facebook e Instagram

Maria Paula Azevedo, supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/08/2023, às 17h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um unicórnio de pelúcia - Reprodução/Pixabay/cocoandwifi
Imagem ilustrativa de um unicórnio de pelúcia - Reprodução/Pixabay/cocoandwifi

Nesta quarta-feira, 30, foi anunciado uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a empresa Meta (proprietária do Instagram, Facebook e WhatsApp). A colaboração visa facilitar o encontro de crianças desaparecidas no Brasil.

As notificações, chamadas “Amber Alerts”, já estão funcionando em Minas Gerais, no Distrito Federal e no Ceará. E devem ser disponibilizadas, gradualmente, em todo o território brasileiro.

Conforme repercutido pelo G1, a ferramenta da Meta, que dispara notificações após a confirmação do sumiço de uma criança pelas autoridades locais, é utilizado em mais de 30 países.

Os alertas, que incluem imagens e descrições das roupas do desaparecido, podem ser encontrados nos feeds do Instagram e do Facebook das pessoas que se encontram em um raio de 160 quilômetros de onde a criança foi avistada pela última vez.

O objetivo é propiciar que muito rapidamente, nas proximidades de onde houve o desaparecimento da criança ou adolescente, haja a circulação quase em tempo real já que as delegacias vão reportar ao Laboratório de Operações Cibernéticas que vai fazer a postagem”, esclareceu o ministro da justiça, Flávio Dino.

Proibido para maiores

As autoridades brasileiras também explicaram que os alertas serão emitidos apenas em casos de desaparecimento de pessoas menores de 18 anos, que se encontrem em situações de risco. Dados do Sinalid, o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos, apontam que dos 93,8 mil desaparecidos no Brasil, um terço tem até 17 anos.