Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Facebook

O curioso motivo pelo qual o Facebook é azul

Uma das redes sociais mais populares no mundo, o Facebook tem o azul como cor principal por uma curiosa razão; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/03/2023, às 14h00 - Atualizado em 13/04/2023, às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem com logotipo do Facebook - Getty Images
Imagem com logotipo do Facebook - Getty Images

Entre as redes sociais mais populares e utilizadas do mundo, se encontra o Facebook — que, diga-se de passagem, ocupa uma alta posição nesse ranking há anos —, criado por Mark Zuckerberg. Prova de sua popularidade está no fato de que, quando se pensa na plataforma, rapidamente o logotipo vem à mente de qualquer pessoa, comprovando que sua identidade visual não só é simples, como eficiente.

E, claro, ao se desenvolver uma nova marca ou produto, o trabalho por trás da formulação de seu logotipo é extremamente importante, sendo essa a principal imagem a qual as pessoas devem pensar ao ouvir aquele nome. Por exemplo, quando se pensa no McDonald's ou na Coca-Cola, imediatamente vêm à mente aquele grande 'M' amarelo ou as letras cursivas do refrigerante.

Porém, o que nem todos sabem, é que a paleta de cores do Facebook, mais focada em tons de azul e branco, possui uma razão curiosa para ser como é conhecida, não tendo sido definida aleatoriamente.

Mark Zuckerberg, co-fundador e diretor executivo do Facebook
Mark Zuckerberg, co-fundador e diretor executivo do Facebook / Crédito: Getty Images

Por que azul?

A própria semiótica e estudo da teoria das cores define a cor azul como uma que gera no consumidor/usuário sentimentos como segurança e compreensão, simbolizando, assim, lealdade, confiança e tranquilidade. Logo, é presumível que a escolha do azul seja esperta para uma rede social que, obviamente, pretende manter uma conexão entre seus usuários e se popularizar. Mas essa não é a razão pela qual a escolha de Zuckerbeg foi o azul.

Em uma reportagem do New Yorker de 2010, é revelado que a escolha da cor dominante foi motivada, principalmente, por razões pessoais. Ele contou que, quando pequeno, tinha uma certa dificuldade em identificar algumas cores — especialmente tons de vermelho e verde —, sendo assim diagnosticado com daltonismo. Porém, o azul é uma cor que desde sempre Mark Zuckerberg conseguia enxergar, segundo a TodaTeen.

O azul é a cor mais rica para mim, eu posso ver todos seus tons", revelou ele.