Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bolsonaro

Brasil será avaliado pelo Comitê da ONU contra a Tortura

Vale mencionar que, em 2019, o governo de Jair Bolsonaro foi acusado de violar a Carta contra a Tortura da entidade

Redação Publicado em 17/04/2023, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - Getty Images
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - Getty Images

O Comitê contra a Tortura das Nações Unidas está realizando uma avaliação de como uma série de países lidou com a questão de violação de direitos humanos nos últimos anos. 

A lista de nações examinadas é composta por Colômbia, Brasil, Luxemburgo, Eslováquia, Cazaquistão e Etiópia. As reuniões que revelarão as conclusões dos membros da ONU sobre nosso território, em particular, estão marcadas para as próximas quarta e quinta-feira, respectivamente os dias 19 e 20. 

O que podemos esperar 

Segundo o Jamil Chade, colunista do UOL, o Comitê realizará críticas ao governo Bolsonaro devido ao desmantelamento de aparatos estatais de prevenção da tortura e trabalho análogo à escravidão, o que enfraqueceu o combate desses crimes contra a humanidade durante os últimos quatro anos. 

Em 2019, vale lembrar, um relatório da ONU já acusou a administração do ex-presidente de violar a Carta contra a Tortura criada pelo órgão e assinada pelo Brasil em 1989, alguns anos após o fim de nossa ditadura militar.