Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Milagre dos Andes

Brasileiro pedala 1,8 mil km e visita local de acidente que inspirou ‘A Sociedade da Neve’

Um editor de livros brasileiro foi até o local que presenciou o ‘Milagre dos Andes’ em uma viagem um tanto quanto curiosa; confira!

Isabelly de Lima Publicado em 23/01/2024, às 08h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O brasileiro que pedalou até local de acidente e que gravou partes do local - Reprodução / Youtube / Maurício Decker
O brasileiro que pedalou até local de acidente e que gravou partes do local - Reprodução / Youtube / Maurício Decker

O Vale das Lágrimas, cenário do trágico acidente aéreo que inspirou o filme "A Sociedade da Neve", permanece como um local de fascínio para turistas de todo o mundo, atraindo aventureiros que buscam replicar o desafiador caminho trilhado por sobreviventes há 51 anos.

Ainda após cinco décadas, o apelo da Cordilheira dos Andes persiste, e um editor de livros e cicloviajante brasileiro, Maurício Decker, recentemente empreendeu uma jornada extraordinária para homenagear as vítimas.

Em 2022, ano que marcou o 50º aniversário do "Milagre dos Andes", Decker iniciou uma expedição que o levou de Montevidéu, no Uruguai, à Cordilheira dos Andes, na Argentina, percorrendo mais de 1,8 mil quilômetros de bicicleta e caminhando 60 quilômetros adicionais até o Vale das Lágrimas, localizado a 3,8 mil metros de altitude.

Partindo da casa de Roberto Canessa, um dos sobreviventes da tragédia, Decker pedalou pela América do Sul, cruzando o continente até atingir a região montanhosa. Em seu trajeto, enfrentou diversos desafios, desde rios de degelo até as condições adversas da Cordilheira, honrando o espírito de superação dos sobreviventes do acidente de avião.

Durante a expedição, o cicloviajante brasileiro encontrou os destroços do Fairchild FH-227D, a aeronave envolvida na tragédia que transportava o time de rúgbi do Old Christians Club e outros passageiros, segundo o portal O Globo.

Missão completa

Além disso, ele prestou homenagem às vítimas ao visitar o memorial e a cruz sob a qual muitos permanecem sepultados, contribuindo com uma camisa com os dizeres "Andes 1972" e o número 29, em referência aos mortos na tragédia.

Em um vídeo compartilhado no YouTube, Decker detalha sua preparação para a expedição, incluindo a superação de uma lesão na coluna que o afligia há quatro anos. Antes de embarcar nessa jornada desafiadora, o cicloviajante buscou conselhos de Roberto Canessa, realizou pesquisas sobre altitude, clima e planejamento logístico, demonstrando dedicação e respeito à história que o motivou.

Apesar dos "perrengues" ao longo do caminho, como enfrentar rios de degelo e desafios inesperados, Decker concluiu com sucesso sua missão em 15 de março de 2022, retornando ao Brasil de avião.

Atualmente, ele compartilha sua experiência em palestras, abordando não apenas a jornada física, mas também os aspectos de planejamento, organização, treinamento e gestão de crise que envolveram o projeto.