Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vulcão

Buscas por sobreviventes de grupo que tentou escalar vulcão continuam

Expedição para escalar um dos vulcões ativos mais altos do mundo terminou em desastre na Rússia

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/09/2022, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do Klyuchevskaya Sopka - Domínio Público via Wikimedia Commons
Fotografia do Klyuchevskaya Sopka - Domínio Público via Wikimedia Commons

Na Rússia, uma expedição composta por doze pessoas que tentava escalar o Klyuchevskaya Sopka, o vulcão ativo mais alto da Eurásia, acabou se convertendo em tragédia quando diversos membros do grupo morreram. 

Cinco deles faleceram no último domingo, 4, após sofrerem uma queda, e outros três vieram a óbito nesta segunda-feira, 5, conforme informações repercutidas pela CNN. Vale mencionar que, entre os alpinistas, estavam dois guias. 

Agora, as equipes de buscas russas fazem o que podem para resgatar os quatro sobreviventes, que montaram acampamento após terem percorrido mais da metade da altitude total, uma vez que a escalada havia sido iniciada no último dia 30 de agosto. 

Adversidades

Infelizmente, a eficiência dos socorristas depende das condições climáticas, uma vez que o Klyuchevskaya Sopka é fustigado por ventos fortes e temperaturas baixas. A subida ainda é dificultada pela presença de neve. 

O resultado da operação de busca e resgate depende do clima, nuvens de cinzas nas encostas, derretimento de geleiras, fluxos de lama e quedas de rochas", anunciou o Ministério da Defesa Civil do país, ainda segundo a CNN. 

O episódio como um todo é ainda alvo de uma investigação criminal para que possa ser apurado como as mortes aconteceram.