Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rita Lee

Câmara de SP aprova projeto para dar nome de Rita Lee ao Parque Ibirapuera

Grande ícone do rock brasileiro, Rita Lee — que faleceu no ano passado — teve importantes memórias no Parque Ibirapuera, que pode receber seu nome em homenagem

Éric Moreira Publicado em 11/04/2024, às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rita Lee em 2010 - Foto por Alexandre Cardoso pelo Wikimedia Commons
Rita Lee em 2010 - Foto por Alexandre Cardoso pelo Wikimedia Commons

Na última quarta-feira, 10, foi aprovado na Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei que prevê dar o nome de Rita Lee, um dos maiores ícones do rock brasileiro, ao Parque Ibirapuera, localizado na Zona Sul de São Paulo, como forma de homenagem. Aprovado apenas em primeira votação, o projeto foi proposto no ano passado, pouco após a morte da cantora, pela vereadora Luna Zarattini.

+ Relembre as músicas de Rita Lee que foram censuradas pela ditadura militar

Conforme repercutido pelo g1, Rita Lee faleceu em 8 de maio de 2023, aos 75 anos, em decorrência de um câncer de pulmão. No texto proposto pela parlamentar, é sugerido que o nome do parque passe a ser "Parque Ibirapuera - Rita Lee".

+ As origens do Parque Ibirapuera, homenageado pela Rosas de Ouro

Rita Lee e o Parque do Ibirapuera são dois grandes patrimônios paulistanos (...) Menos de um ano depois, nossa sugestão foi aprovada em votação aqui na Câmara e agora estamos lutando pela aprovação em segunda votação e para que o prefeito aprove o projeto", escreveu Luna Zarattini em suas redes sociais.

Relação com o parque

Rita Lee nasceu e cresceu no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, vizinho ao Ibirapuera. Por isso, ela cresceu possuindo uma relação afetiva bastante valiosa com o parque, tanto que, ao contrário de muitos artistas, que são velados no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a cantora teve seu velório realizado no Planetário do Ibirapuera — onde, conforme diz o livro 'Rita Lee - uma autobiografia", de 2016, ela visitava semanalmente.