Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Madrid

Câmara Municipal de Madrid comete blackface ao retratar o rei mago Baltasar

Em vídeo transmitido pela Câmara Municipal de Madrid, ator recorre ao blakface para retratar o rei mago Baltasar

Redação Publicado em 05/01/2024, às 18h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ator aparece com blackface em vídeo - Reprodução/Vídeo
Ator aparece com blackface em vídeo - Reprodução/Vídeo

Em Madrid, na Espanha, a representação de Baltasar, um dos três reis magos, acabou num caso de racismo. A Câmera Municipal de Madrid, através de vídeo, exibiu um ator com blackface ao retratar o personagem.

O vídeo em questão fora enviado para crianças que solicitaram a gravação na prefeitura de um bairro, repercute O Globo. Assim, os registros mostram um ator branco com maquiagem marromencarnando Baltasar. 

Após o episódio, a Câmara Municipal de Madrid se desculpou pelo 'erro lamentável', disse María Inmaculada Sanz Otero, que faz parte do órgão, à imprensa. De acordo com ela, o ator escolhido não foi "a pessoa certa, obviamente, para fazer aqueles vídeos". Ao mesmo tempo, ela disse que pediu explicações da companhia que fez o vídeo.

Rita Maestre, membro da Câmara Municipal de Madrid, mostrou indignação com o vídeo através do X, o antigo Twitter. "De verdade, era necessário fazer Baltasar maquiado e com acento forçado? Racismo (...)". 

De acordo com a tradição cristã, Baltasar foi um dos Três Reis Magos que visitaram Jesus após o seu nascimento e ofereceram presentes, data celebrada todo dia 6 de janeiro. Na Espanha, o 'Día de los Reyes Magos' é marcado por desfiles e troca de presentes. As crianças, inclusive, escrevem aos reis magos, Melchor, Gaspar e Baltasar, pedindo presentes.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!