Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Polônia

Participantes de show de talentos da Polônia são criticados após fazerem blackface

Mais de um concorrente escureceu a pele do rosto para imitar artistas negros, como Beyoncé

Redação Publicado em 12/09/2023, às 10h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de participante, e trecho da performance dele no - Divulgação/ Redes Sociais
Fotografia de participante, e trecho da performance dele no - Divulgação/ Redes Sociais

Na Polônia, os participantes de um programa televisivo de show de talentos atraíram críticas do público recentemente após fazerem blackface na intenção de imitar artistas negros. 

A dupla de concorrentes participava do "Your Face Sounds Familiar", cuja proposta é decidir qual jogador consegue fazer a melhor personificação do artista escolhido para ele. 

Pola Gonciarz cantou "If I Were a Boy", da Beyoncé, enquanto Kuba Szmajkowski, que levou para casa o troféu do programa, performou "Humble", do rapper Kendrick Lamar.

Em suas respectivas apresentações, ambos realizaram o escurecimento de seus rostos. No caso de Kuba, aliás, ele também usava tranças e uma barba falsa para se assemelhar mais a Kendrick

A recepção dos episódios na internet não foi positiva, com muitos internautas criticando o uso de blackface, que é associado a diversos eventos históricos negativos. 

Histórico 

Conforme repercutiu o The Guardian, essa não é a primeira vez que o Your Face Sounds Familiar se vê no centro de uma polêmica como essa. Em 2021, outro concorrente já havia escurecido o rosto para interpretar Kanye West. 

Na época, a equipe por trás do programa televisivo se disse "muito surpresa" com as críticas. Eles divulgaram um comunicado abordando a questão: 

A intenção de cada estrela atuando no programa, bem como de toda a equipe de produção, é recriar a performance original da maneira mais precisa, ao mesmo tempo que homenageia o artista original".