Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guinnes Book

Candidata ao recorde de pessoa mais velha do mundo falece aos 128 anos

A mulher teria nascido 12 anos antes da atual recordista no Guinnes Book

Redação Publicado em 08/03/2023, às 17h43 - Atualizado às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Johanna Mazibuko, candidata na categoria de pessoa mais velha do mundo pelo Guinnes Book - Reprodução / Vídeo
Imagem de Johanna Mazibuko, candidata na categoria de pessoa mais velha do mundo pelo Guinnes Book - Reprodução / Vídeo

Candidata à categoria de pessoa mais velha do mundo pelo Guinnes Book, Johanna Mazibuko, faleceu aos 128 anos, em Jouberton, na África do Sul. A mãe de sete filhos completaria 129 anos em maio. Como informado por sua família, a causa da morte foi um derrame.

Maria Branyas, de 116 anos, foi considerada a recordista como pessoa mais velha do mundo pelo Guinnes Book. Uma senhora da África do Sul, todavia, Johanna Mazibuko, parecia ser a verdadeira merecedora do recorde, com 12 anos a mais que a atual recordista.

Os documentos indicam seu nascimento em 11 de maio de 1894, enquanto o da espanhola nascida nos Estados Unidos, Maria Branyas, foi em 4 de março de 1907. 

Segredo por trás da longevidade

Mazibuko sobreviveu à duas Guerras Mundiais e duas pandemias. Ela não foi reconhecida pelo Livro dos Recordes, como repercutido pela UOL, devido à fragilidade dos documentos oficiais emitidos.

Ao jornal News24, em maio de 2022, a mulher contou alguns fatos sobre sua infância e segredos sobre sua longevidade. Johanna revelou, por exemplo, que comia gafanhotos onde vivia.

Vivemos muito bem nas fazendas. Não me lembro bem da minha infância, mas lembro de uma infestação de gafanhotos. Havia alguns que podíamos pegar e comer. Era como se você estivesse comendo carne".