Notícias » Entretenimento

Categoria de melhor direção entra para a História, no Oscar de 2021

Chloé Zhao foi a segunda mulher premiada nessa categoria, sendo a primeira de origem asiática. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 26/04/2021, às 09h12

Fotografia de Chloé Zhao
Fotografia de Chloé Zhao - Wikimedia Commons

A noite do último domingo, 25, foi marcada pela cerimônia do maior prêmio do cinema, o Oscar. Mesmo que esse ano a premiação em Los Angeles tenha acontecido com restrições — em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a edição de 2021 entrou para a história.

A categoria de melhor direção foi um dos destaques da noite, já que pela segunda vez na história do Oscar, uma mulher venceu nesse segmento. Trata-se de Chloé Zhao, diretora do filme Nomadland (2020). As informações são do G1.

Antes de Chloé, a cineasta Kathryn Bigelow havia vencido o prémio pelo filme Guerra ao Terror (2009), no ano de 2010.

De acordo com informações da BBC, Zhao também é a primeira mulher de origem asiática a vencer o prêmio de melhor direção. Em seu discurso, a diretora nascida na China relembrou suas origens:

“Quando eu era criança na China, meu pai e eu costumávamos memorizar textos e poemas clássicos chineses e recitar juntos [...] Eu me lembro de um chamado 'The Three Character Classic’, e ele dizia: 'As pessoas, ao nascer, são boas'. Essas palavras tinham muito impacto quando eu era criança, e ainda acredito nelas [...] Esse Oscar é para qualquer pessoa que tem a coragem de se manter boa e ver o que há de bom nos outros", afirmou Chloé.

Nomadland, filme dirigido por Zhao, foi um dos destaques da noite. O longa — que narra a história de uma mulher em busca de trabalho após perder tudo na Grande Recessão — venceu na categoria de Melhor Filme.