Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Charles III

Charles III recebe filhos das primeiras pessoas a subirem o Everest

O alpinista neozelandês Edmund Hillary e guia nepalês Tenzing Norgay Sherpa foram os primeiro ao alcançar o pico do Everest em 29 de maio de 1953

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 14/06/2023, às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rei Charles III - Getty Images
Rei Charles III - Getty Images

Nesta quarta-feira, 14, o rei Charles III recebeu os filhos de Edmund Hillary e Tenzing Norgay Sherpa, as primeiras pessoas a escalarem o Monte Everest, montanha mais alta do mundo, há 70 anos.

Em 29 de maio de 1953, o neozelandês Edmund e o guia nepalês Tenzing foram os primeiros a atingir o pico de 8.849 metros de altitude. O ato fez parte de uma expedição britânica que teve Jonh Hunt como líder.

+ Beck Weathers: o homem deixado — duas vezes — para morte certa no Monte Everest

O Palácio de Buckingham informou que o monarca recebeu não só Peter Hillary e Jamling Norgay como também a filha de Hunt, Sue Leyden, como parte das comemorações de 70 anos do feito.

Um dos melhores exemplos de resiliência, combinado com cuidadosos planejamento e colaboração", disse Charles III em mensagem lida nesta semana durante a Royal Geographical Society.

O Everest

Desde os últimos 70 anos, mais de 6.000 pessoas escalaram o "Teto do Mundo", como o pico do Monte Everest é conhecido, apontou o Himalayan Database. A AFP repercutiu que dentre eles, mais de 600 pessoas morreram — sendo 12 apenas neste ano.