Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Yeti

Chega ao fim mistério do 'cabelo do Abominável Homem das Neves'

Em 2022, dupla que busca evidências do lendário Abominável Homem das Neves encontrou o "cabelo de Yeti" no Himalaia; mas o que era a amostra?

Redação Publicado em 29/11/2023, às 12h18 - Atualizado às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Possível pegada de Yeti descoberta no Himalaia e a dupla Andrew Benfield e Richard Horsey - Divulgação/Sonam Penjore / Divulgação/Pema Sonam
Possível pegada de Yeti descoberta no Himalaia e a dupla Andrew Benfield e Richard Horsey - Divulgação/Sonam Penjore / Divulgação/Pema Sonam

Não há dúvidas de que, por todo o mundo, existem incontáveis lendas referentes às mais diversas criaturas lendárias, como o Pé-Grande ou o Monstro do Lago Ness. E nos últimos anos, Andrew Benfield, escritor e professor de meditação, e o analista político Richard Horsey, ficaram conhecidos por suas incansáveis buscas a outra criatura nunca identificada: o Yeti, ou Abominável Homem das Neves.

A busca pela fera, porém, foi finalmente concluída no último mês de outubro, depois que, conforme revelado por um programa da BBC Radio 4 que cobre a caça no Himalaia, o que se pensava ser um possível "cabelo de Yeti", se revelou algo bastante frustrante: um único fio da crina de um cavalo.

Durante as buscas, iniciadas em 2019, a dupla viajou pela Índia, Mianmar, Nepal e Butão, países onde diversas histórias e relatos sobre a criatura lendária foram ouvidos. A série da BBC Radio 4, porém, terminou em junho, com a descoberta do fio de crina, que seria enviado para análise; em 20 de outubro foi publicado um episódio bônus revelando o resultado do experimento.

Benfield disse à Live Science que o resultado "não pareceu bom", considerando-se todos os três anos empenhado na pesquisa. "Um cavalo era o mais chato que poderíamos conseguir." O animal também foi mais bem descrito, sendo da raça Altai, uma raça montanhosa da Ásia.

+ Daniel Taylor: o homem que passou a vida procurando o Yeti — e acreditou ter encontrado

Lenda antiga

Ainda de acordo com a Live Science, as histórias de uma grande criatura semelhante a um macaco vagando pelas nevadas montanhas do Himalaia não são recentes, datando mesmo de séculos atrás. Porém, foi só na década de 1950 que a possível criatura foi motivo de grande interesse ocidental, depois que o alpinista britânico Eric Shipton voltou do Everest munindo fotos de algumas pegadas gigantes. Investigações posteriores, porém, não identificaram novas evidências.

Fotografia de pegada misteriosa apresentada por Eric Shipton / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

A princípio, a aventura iniciada em 2019 por Benfield e Horsey, era só uma empreitada curiosa e ousada da dupla. Foi somente em 2022 que a BBC se envolveu, pouco antes de se dirigirem ao Butão, onde adquiriram o suposto cabelo de Yeti, com seus 15 centímetros de comprimento.

Por mais que não fosse o que mais lhe agradaria, Benfield aceita os resultados da amostra de DNA, mas conforme relatou à WordsSideKick.com, ainda acredita que a natureza vasta, intocada e inexplorada do Himalaia possa esconder algo que explique as histórias de Yeti, que são contadas há muito tempo por pessoas que vivem na região.

Você certamente respeita o conhecimento da população local quando está lá, porque eles o mantêm vivo", comenta Benfield. "Quem sou eu para questionar essas pessoas? Elas estão lá todos os dias."