Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dom Pedro I

Chegada do coração de Dom Pedro I no Brasil é marcada por críticas

Coração de Dom Pedro I foi emprestado por Portugal para a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil

Redação Publicado em 23/08/2022, às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da urna que carrega o coração de Dom Pedro I - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Registro da urna que carrega o coração de Dom Pedro I - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasília recebeu na última segunda-feira, 22, um símbolo peculiar para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil. Após negociações entre o governo brasileiro e Portugal, o coração do imperador Dom Pedro I foi emprestado para o Brasil. 

O órgão, conservado em formol há mais de 180 anos, tem como 'lar' definitivo a Igreja  Nossa Senhora da Lapa, em Porto, contudo fez uma viagem até o Brasil, sendo recebido com uma cerimônia oficial do governo brasileiro. 

No domingo, 21, um dia antes de ser trazido ao Brasil, Alan Coelho Séllos, que atua como chefe do cerimonial do Itamaraty, afirmou que a chegada do órgão seria tratada como uma visita oficial. 

Será tratado como se Dom Pedro I fosse vivo entre nós, não é? Portanto, ele será objeto de todas as medidas que se costumam atribuir a uma visita oficial, uma visita de Estado, de um soberano estrangeiro, no caso de um soberano brasileiro ao Brasil", disse Coelho. 

Assim, não é de se espantar que muitos brasileiros não gostaram de ver o órgão no Brasil. No Twitter, internautas criticaram a decisão de trazer o órgão, além de críticas ao governo Bolsonaro.