Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pablo Neruda

Chile bate martelo e ordena reabertura de investigação sobre a morte de Pablo Neruda

Falecido em 1973, familiares do poeta e diplomata Pablo Neruda acreditam que ele teria sido envenenado pela ditadura Pinochet

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 20/02/2024, às 13h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pablo Neruda - Biblioteca do Congresso Nacional do Chile
Pablo Neruda - Biblioteca do Congresso Nacional do Chile

51 anos depois, a morte do poeta e diplomata Pablo Neruda será investigada. A justiça do Chile determinou a reabertura da investigação nesta terça-feira, 20. Familiares de Neruda acreditam que ele teria sido envenenado pela ditadura de Augusto Pinochet.

"A reabertura do processo é ordenada para realizar as seguintes diligências solicitadas pelos querelantes", que "poderiam contribuir para o esclarecimento dos fatos", explica a sentença repercutida pela AFP.

Quem estuda a história de Neruda é informado que ele faleceu aos 69 anos em 23 de setembro de 1973. Ele, que morreu 12 dias após o golpe liderado por Pinochet no Chile, teve a causa da morte atribuída ao câncer de próstata.

Envenenamento?

Vale lembrar que Pablo Neruda era próximo de Salvador Allende, o presidente que sofreu o golpe, e até mesmo pensava em mudar de país. Para os familiares de Neruda, ele foi envenenado por Pinochet. 

No último ano, um estudo chamou atenção ao indicar a existência da bactéria Clostridium botulinum em peso no organismo do poeta. Isso poderia indicar que ele fora, na realidade, envenenado. 

Inicialmente, a bactéria foi descoberta num dente de Neruda, examinado em 2017. A Clostridium botulinum é responsável pela toxina que causa botulismo. Outra informação também chama atenção da família.

Rodolfo Reyes, sobrinho de Neruda, informou que uma análise de estudiosos da Universidade McMaster, localizada no Canadá, e da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, indica que a bactéria em questão não chegou ao corpo de Pablo Neruda após o seu sepultamento.

Telefonema

A exumação dos restos mortais de Neruda é alvo de comentários há anos. 10 anos atrás, um juiz do Chile ordenou que os restos do escritor fossem analisados. Na época, Manuel Araya, motorista de Neruda, revelou uma informação alarmante. 

O poeta ligou para o funcionário enquanto se encontrava internado. Incomodado, disse para Manuel que recebeu uma injeção no momento em que dormia. Infelizmente, o Pablo Neruda faleceu horas depois, o que intriga familiares.