Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Evolução humana

Cientistas descobrem possível motivo que levou humanos perderem a cauda na evolução

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Nova York (NYU) acredita que descobriu o motivo por trás dessa modificação evolutiva

Redação Publicado em 29/02/2024, às 17h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa da evolução humana - Reprodução/Pixabay
Imagem meramente ilustrativa da evolução humana - Reprodução/Pixabay

Pesquisadores oriundos da Langone Health, na Universidade de Nova York, acreditam ter descoberto como se deu a primeira grande modificação humana em relação aos seus primatas predecessores no processo evolutivo, quando deixaram de desenvolver caudas há 25 milhões de anos. 

Nosso estudo começa a explicar como a evolução removeu nossas caudas, uma questão que me intriga desde que eu era jovem”, explicou Bo Xia, principal autor do estudo, à revista Nature.

Ao analisar amostras de DNA de seres humanos e de macacos com e sem rabos, os cientistas notaram a ausência de um pedaço de código genético, compartilhado entre as pessoas e os primatas sem cauda. 

Essa mudança não aconteceu em razão de uma mutação, e sim pela presença de um novo “fragmento” de código genético. Este pedaço, conhecido como AluY, surgiu aleatoriamente nos primeiros humanos e macacos sem cauda durante a pré-história, como explicou o estudo publicado na revista científica Nature

Nesta pesquisa inovadora, foi revelado que este novo gene influencia o comprimento da cauda e, ao interagir com o gene TBXT, são formados dois tipos de ácido ribonucleico, resultando na perda de cauda em seres humanos e macacos.

Novas questões

Esta descoberta é notável porque a maioria dos intrões humanos carregam cópias de DNAs repetitivos e saltitantes sem qualquer efeito na expressão genética, mas esta inserção específica de AluY fez algo tão óbvio quanto determinar o comprimento da cauda”, apontou o Dr. Jef Boeke, do Instituto de Genética de Sistemas.

Além disso, conforme repercutido pelo New York Post, os especialistas acreditam que o principal cisma evolutivo originou o cóccix, presente em humanos, gorilas e chimpanzés

Porém, o motivo que levou as criaturas antigas a determinarem que a ausência de uma cauda fosse melhor para a sobrevivência evolutiva continua um mistério.