Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Cinco esculturas de Oscar Niemeyer são expostas em parque público do Rio de Janeiro

As peças fazem parte da revitalização do Parque Natural Municipal Dois Irmãos, que reabriu nesta terça-feira, 26

Redação Publicado em 26/09/2023, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de uma das esculturas de Oscar Niemeyer - Reprodução/Instagram/carioca_cidadecriativa
Imagem de uma das esculturas de Oscar Niemeyer - Reprodução/Instagram/carioca_cidadecriativa

Em 2002, seis esculturas de Oscar Niemeyer foram doadas a cidade do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, 27, cinco delas voltaram a ser acessíveis ao público, após a revitalização do Parque Natural Municipal Dois Irmãos, localizado no bairro do Leblon, zona sul da cidade. 

Além das obras do arquiteto carioca, o espaço ganhou um jardim de borboletas, um deck e uma nova sinalização, através do projeto RevivaRio Parque Dois Irmãos, uma iniciativa do Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), em parceria com a prefeitura e empresas patrocinadoras.

Esperamos com todas essas ações fomentar o turismo no local, que ainda tem quatro mirantes com belíssimas vistas e é uma área de preservação ambiental com muita natureza. Pensamos em todos para usufruírem dessas esculturas que são mais do que obras, são do mestre Oscar Niemeyer. Então, o grau de exigência para elas serem primorosamente restauradas foi altíssimo.” afirmou Ana Luiza Piza, co-fundadora do ICCC, ao portal O Globo.

Espaço público

Conforme repercutido pelo portal O Globo, as esculturas Forma no Espaço II, Forma no Espaço III, Violência, Mulher I e Retirantes já estão disponíveis para apreciação de moradores locais e turistas. O parque também ganhou 40 bancos feitos de material reciclado, uma academia para pessoas da terceira idade e um parque infantil.

Esperamos que com esse projeto o carioca redescubra a cidade do Rio de Janeiro. O parque é uma joia que pode receber mais visitantes devido à sua localização privilegiada, beleza natural e atrativos como as esculturas do mestre Niemeyer. É também um lugar muito propício a caminhadas, corridas e ciclismo.”, explicou Heitor Wegmann Jr., co-fundador do ICCC, ao portal O Globo.

Antes de serem realocadas ao parque, as esculturas de Niemeyer passaram anos guardadas em um depósito de chafarizes e monumentos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Agora, as peças ornamentarão o jardim do Parque Dois Irmãos permanentemente, nos espaços escolhidos pelo artista e com informações sobre a mensagem que o arquiteto pretendia passar.