Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Da Sede da ONU a Brasília: 5 obras memoráveis de Oscar Niemeyer

Saiba mais sobre as principais criações nacionais e internacionais de um dos maiores arquitetos do Brasil

Victória Gearini Publicado em 16/02/2021, às 08h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro - Wikimedia Commons
Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro - Wikimedia Commons

Nascido no dia 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer tornou-se um dos maiores nomes da arquitetura brasileira. Com uma criatividade única, o especialista ficou famoso por desenhar curvas no concreto armado. Além disso, ele é conhecido por obras que emanam poesias e arte.

Conhecido internacionalmente, Niemeyer foi responsável por planejar grandes monumentos e arquiteturas históricas, não só no cenário nacional, mas também internacional.

Pensando na sua importância histórica, o site Aventuras na História selecionou 5 obras de um dos maiores arquitetos do Brasil.

Dá uma olhada abaixo.

1. Sede das Nações Unidas – ONU, 1947, Nova York, Estados Unidos

Sede das Nações Unidas / Crédito: Wikimedia Commons

Para construir a Sede das Nações Unidas em Nova York, o norte-americano Wallace Harrison reuniu uma equipe com dez arquitetos, entre eles Niemeyer. Em um primeiro momento, o brasileiro hesitou em mostrar seu projeto para o conselho, pois temia que fosse negado pelo renomado urbanista Le Corbusier. Contudo, o especialista franco-suíço pediu para Niemeyer apresentar sua ideia, que foi amplamente elogiada por toda a comissão.


2. Centro Cultural Principado de Astúrias, 2006, Avilés, Espanha

Centro Cultural Principado de Astúrias / Crédito: Wikimedia Commons

Assim que o arquiteto brasileiro recebeu a planta do Centro Cultural Principado de Astúrias, ele já imaginou um ambiente diferente e inovador. Para ele, era fundamental que o espaço fornecesse aos visitantes um local agradável para assistir shows, ao mesmo tempo que fosse possível apreciar belas exposições. O projeto chegou a ganhar o prêmio Princípe das Astúrias na década de 1980. No entanto, atualmente, encontra-se inativo.


3. Ibirapuera, 1951, São Paulo, Brasil

Ibirapuera / Crédito: Wikimedia Commons

Considerado um dos maiores marcos da arquitetura de São Paulo, o parque público Ibirapuera foi inaugurado em 1954, para celebrar o quarto centenário da cidade. Atualmente, o local é uma das maiores atrações turísticas paulistas, sendo referência em cultural e sustentabilidade.


4. Sede do Partido Comunista Francês, 1965, Paris, França

Sede do Partido Comunista Francês / Crédito: Wikimedia Commons

Abertamente favorável à ideologias comunistas, Niemeyer foi responsável por planejar a arquitetura da Sede do Partido Comunista Francês. Com um design nada convencional, o prédio emana beleza e sofisticação em cada detalhe. Além disso, o brasileiro ousou ao usar diferentes formas geométricas.


5. Brasília, 1957, Brasil

Brasília / Crédito: Wikimedia Commons

A capital do Brasil, Brasília, foi projetada por Niemeyer. Escolhido pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, o arquiteto foi responsável pela criação da residência provisória do presidente da República, o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Teatro Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes e a Catedral de Brasília. Além disso, marcou a história ao contratar Marianne Peretti, a única mulher a integrar a equipe. 


+Saiba mais sobre Oscar Niemeyer por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Oscar Niemeyer: Vida e Genialidade, de Fundação Oscar Niemeyer (2016) - https://amzn.to/3u1v4CH

Minha Arquitetura, de Oscar Niemeyer (2008) - https://amzn.to/3qrXfII

Oscar Niemeyer: A Vida É Um Sopro (DVD) - https://amzn.to/37eVNSI

As Curvas Do Tempo - Memorias, de Oscar Niemeyer (2007) - https://amzn.to/3jPIL2S

Sem Rodeios, de Oscar Niemeyer (2002) - https://amzn.to/3jQYPRU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W