Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Códices

Códices astecas sobre ascensão e queda de Tenochtitlan são adquiridos pelo governo mexicano

Após anos de pesquisas e negociações, o governo do México finalmente adquiriu códices que faziam parte de coleção particular; confira imagens!

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 22/03/2024, às 15h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos códices adquiridos pelo governo do México - Divulgação/INAH
Um dos códices adquiridos pelo governo do México - Divulgação/INAH

María Castañeda de la Paz encontrou, em 2009, os Códices de San Andrés Tetepilco, que narram a história de Tenochtitlan. Agora, após anos de pesquisas, o governo mexicano adquiriu os manuscritos históricos por 9,5 milhões de pesos.

Castañeda, que é pesquisadora do Instituto de Pesquisas Antropológicas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), obteve acesso aos códices por meio de um colega, depois que este mencionou um amigo que teria alguns manuscritos potencialmente interessantes.

Ela então foi a uma reunião no bairro de Coyoacán, na Cidade do México, onde encontrou cópias desses códices, um dos quais narra a história de Tenochtitlan, a antiga capital do império asteca.

Recentemente, após extensas pesquisas e negociações, o governo mexicano desembolsou 9,5 milhões de pesos (aproximadamente R$ 500 mil) para adquirir os preciosos manuscritos históricos da família proprietária — e Castañeda foi uma das responsáveis por revelar a novidade em 20 de março, no Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México, segundo o jornal El País.

Códice asteca / Crédito: Divulgação/INAH

Conteúdo dos códices

Os códices datam do final do século 16 e início do século 17 e foram passados ​​através de gerações da mesma família. Eles passarão por processos de pesquisa e conservação antes de serem armazenados na coleção de códices da BNAH.

De acordo com Baltazar Brito, chefe da Biblioteca Nacional de Antropologia e História (BNAH), a lei mexicana diz que bens históricos podem ser de propriedade privada ou herdados, desde que permaneçam no México.

Ele destaca que os especialistas do INAH já verificaram a autenticidade dos três códices sobre a história da Cidade do México e que o primeiro deles narra a fundação de San Andrés Tetepilco em Iztapalapa, ao sul da Cidade do México.

Um dos itens adquiridos pelo governo do México / Crédito: Divulgação/INAH

O segundo, que conta com duas folhas de papel amate (casca), lista os bens da igreja de San Andrés Tetepilco. Já o terceiro códice, considerado "a joia da coroa" por Castañedade la Paz, narra formalmente a história de Tenochtitlan, abordando temas como a fundação da cidade no século 14, registros de senhores tlatoques pré-hispânicos, a chegada dos conquistadores espanhóis em 1519, bem como o período do vice-reinado até 1611.