Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / 'A Reclamação da República'

Com humor, 'A Reclamação da República' questiona o apagamento das mulheres na história brasileira

Nos 200 anos da Independência do Brasil, a atriz e dramaturga Graziella Moretto estreia o espetáculo 'A Reclamação da República'

Redação Publicado em 23/08/2022, às 14h56 - Atualizado às 15h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A obra 'Sessão do Conselho de Estado' (1922), feita por Georgina de Albuquerque - Domínio Público
A obra 'Sessão do Conselho de Estado' (1922), feita por Georgina de Albuquerque - Domínio Público

O espetáculo 'A Reclamação da República' é uma comédia escrita e protagonizada por Graziella Moretto, que traz a atriz de volta aos palcos nacionais e coloca no centro da conversa uma pergunta: por onde andariam as mulheres nos atos históricos que marcaram o país? 

Na maioria dos livros escolares tradicionais, a participação das mulheres nos processos históricos do Brasil é mínima, ou até inexistente. Será que elas não tiveram mesmo participação alguma nesses eventos épicos? Quem são e o que fizeram estas “sujeitas ocultas” nos processos políticos brasileiros? Por que estas mulheres não estão na mente dos brasileiros e nos conteúdos curriculares das escolas?

[Colocar ALT]

Foto: Tiago Costa

Com muito humor, uma mulher revisita seu passado escolar para tentar entender a relação entre o apagamento das mulheres na História recente do Brasil e a dificuldade que ela própria encontra para administrar sua vida doméstica e permanecer no mercado de trabalho.

Movida por um desejo pessoal de partilhar uma visão decolonial da história do Brasil com minhas filhas, me interessei pela trajetória da Independência à Proclamação da República, sob o ponto de vista da história das mulheres. Ou da ausência delas nos livros didáticos, apesar da forte presença nas fontes e registros históricos", diz a atriz e dramaturga.

Em São Paulo

A estreia da peça ocorre no dia 2 de setembro de 2022. Nesta data, em 1822, Leopoldina, imperatriz do Brasil, assinou a recomendação para que Dom Pedro I declarasse a Independência.

"Mais que uma feliz coincidência, é a confirmação de que precisamos de muitas vozes femininas para reconstruir essa bibliografia do zero. A minha é apenas uma delas. Precisamos de muitas, de todas", diz Graziella sobre o espetáculo. 

'A Reclamação da República' estreia no dia 2 de setembro no Teatro Morumbi Shopping e pode ser assistida até 25 de setembro às sextas e sábados às 20h; domingos às 19h.