Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Monteiro Lobato

Como neta de Monteiro Lobato inspirou ‘Sítio do Picapau Amarelo’?

A neta do renomado autor era a que tinha mais contato com o avô dentre os familiares e faleceu aos 93 anos na última sexta-feira, 26

Isabelly de Lima Publicado em 29/01/2024, às 07h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco de 'Sítio do Picapau Amarelo' (esq.) e a neta de Monteiro Lobato (dir.) - Reprodução / TV Globo e arquivo pessoal
Elenco de 'Sítio do Picapau Amarelo' (esq.) e a neta de Monteiro Lobato (dir.) - Reprodução / TV Globo e arquivo pessoal

Na última sexta-feira, 26, o mundo literário e os admiradores do "Sítio do Picapau Amarelo" lamentaram a perda de Joyce Lobato Campos, aos 93 anos, neta de Monteiro Lobato e última familiar do autor que manteve contato direto com ele. Sua partida deixa um vazio na história da literatura infantil brasileira.

Quem anunciou a morte foi Cleo Monteiro Lobato, filha de Joyce, através de seu perfil no Instagram. 

O velório de Joyce Lobato Campos está marcado para esta segunda-feira, 29, a partir das 15h, no Monumental Grupo Bom Pastor, localizado no Alto da Boa Vista, Limeira, São Paulo. O enterro seguirá às 17h.

Em respeito aos desejos da família, pedem que, ao invés de coroas de flores, sejam enviadas orquídeas, conforme comunicado do SBT em nota de pesar, via CNN Brasil.

Inspiração do avô

Joyce não era apenas a última ligação viva com Monteiro Lobato, mas também desempenhava um papel ativo na preservação do legado do avô.Joyce inspirou Lobato em diversas obras, mas o que a fazia ser essa "fonte de inspiração" eram os hábitos e trejeitos da então menina — que o autor achava curioso e distribuiu esses costumes entre seus personagens mais famosos, segundo o portal Quem.

Junto aos herdeiros do autor e ao SBT, ela havia firmado contrato para o licenciamento de produtos do "Sítio do Picapau Amarelo", incluindo a produção de uma série infanto-juvenil educativa e didática programada para 2024.

Durante 18 anos de convivência com Monteiro Lobato, Joyce foi uma musa inspiradora para o autor, contribuindo com passagens que deram vida aos personagens das histórias. Sua presença marcante, por exemplo, influenciou o livro "A Reforma da Natureza" (1939), sendo uma fonte rica de criatividade para o avô.