Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Como o relógio histórico de Dom João VI foi destruído por vândalo em invasão

Presente histórico foi destruído durante invasão à sede dos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8

Redação Publicado em 16/01/2023, às 10h35 - Atualizado em 23/01/2023, às 20h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relógio de 1808 destruído (à esqu.) e o responsável pela destruição (à dir.) - Divulgação
Relógio de 1808 destruído (à esqu.) e o responsável pela destruição (à dir.) - Divulgação

O bolsonarista radical que foi flagrado destruindo relógio histórico que foi trazido para o Brasil através de Dom João VI foi detido nesta segunda-feira, 23, em Brasília. A prisão foi feita pela Polícia Federal (PF) de Goiás em Uberlândia, segundo repercutido pelo G1.

Antônio Cláudio Alves Ferreira, tem 30 anos e é uma das pessoas que participou das invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Mas como a destruição do relógio ocorreu?

Presente histórico

No dia 8 de janeiro um domingo, o Brasil inteiro acompanhou pelos mais diversos meios de comunicação a invasão à sede dos Três Poderes feita por golpistas bolsonaristas. O evento fez com que um grande sentimento de desgosto acometesse muitos brasileiros, tendo em vista os danos materiais que o local sofreu.

Houve depredamento de diversas obras de arte e destruição de artefatos históricos, entre eles um relógio trazido em 1808 por Dom João VI, o último rei português que governou o Brasil.

O relógio, considerado um artefato raro da União, foi um presente dado a Dom João VI pela Corte Francesa. Conforme informado pelo portal de notícias do Yahoo, ele foi desenhado por André-Charles Boulle, e fabricado pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot ao fim do século XVIII, pouco antes de ser trazido ao Brasil.

O item histórico estava no terceiro andar do Palácio do Planalto, onde fica o gabinete do presidenteLuiz Inácio Lula da Silva (PT), que não estava no local durante a invasão —, quando centenas de terroristas bolsonaristas atacaram.

Danos

Os ponteiros e números do antigo relógio foram arrancados pelos golpistas invasores, assim como uma estátua que enfeitava o topo da peça. "O valor dessa obra é inestimável. O cenário é devastador", afirma o senador Randolfe Rodrigues em vídeo compartilhando os danos, que foi publicado em seu perfil no TikTok.

Além disso, o artefato estava no local desde 2012, ano em que, após ter sido resgatado em um depósito do governo federal, foi restaurado pela última vez.